A Câmara de Santa Marta de Penaguião anunciou que, pela primeira vez, 1.500 residentes de Alvações do Corgo e de Vila Maior vão dispor de transporte público para facilitar as deslocações à sede do concelho.

O alargamento da rede de transportes públicos concretiza-se a partir de quarta-feira e dá resposta a uma reivindicação antiga.

As populações de Alvações do Corgo e de Vila Maior nunca antes usufruíram de transportes públicos, deslocando-se muitas vezes em carros particulares, de familiares ou de táxi, o que é muito oneroso”, afirmou o presidente da Câmara de Santa Marta de Penaguião, Luís Machado.

O autarca acrescentou que, “pela primeira vez”, estes populares “poderão circular em autocarros com vários horários e várias paragens dentro das suas localidades”.

Luís Machado apontou vantagens como uma maior autonomia das populações, muito idosas, a facilidade de deslocações para a sede do concelho para compras no comércio tradicional, acesso aos serviços públicos ou às Caves Santa Marta (adega cooperativa).

O presidente daquela autarquia do distrito de Vila Real referiu que as consultas no centro de saúde para os utentes de Alvações do Corgo e de Vila Maior vão também ser organizadas em função dos horários dos transportes públicos.

O município explicou que, em articulação com a Autoviação do Tâmega, decidiu “apostar no conforto do quotidiano das populações, permitindo que as mesmas possam usufruir de transportes públicos para se deslocarem até ao centro da vila”.

Por fim, a autarquia garantiu que, “não obstante a pandemia que a todos atinge”, continua atenta às necessidades dos munícipes”.



PARTILHAR:

Empresa envia informação adicional sobre impacto ambiental

Chaves cria "vale solidário" para compra de bens por famílias carenciadas