A oliveira mais antiga de Portugal, pode estar em Vilar de Ledra, no concelho de Mirandela. Na aldeia existe uma árvore de que a população, até os mais idosos, só se recordam com a dimensão actual.

Os especialistas da Associação de Olivicultores de Trás-os-Montes e Alto Douro (AOTAD) apontam para que a oliveira tenha mais de mil anos, dadas as dimensões e a morfologia do tronco. O proprietário, José Miranda, não tem pudor em afirmar que \"é princípio do mundo\".

Quando há 40 anos recebeu a oliveira, por vias da herança da esposa, José Miranda, ex-emigrante no Canadá, aquela já era tão imponente como hoje. Tem 15 metros de perímetro e vários de altura.

Há uns anos só esta oliveira produzia sete sacos de 50 kg de azeitona, agora produz menos. \"Não tem o tratamento mais certo\", adianta o proprietário. Ele tem muito orgulho na árvore e quer preservá-la, mas o maior problema é que a oliveira está plantada num terreno alheio. Ora, quem faz o tratamento do terreno é o dono da terra e não o dono da árvore.

Árvore conseguiu escapar às lendas de mouras encantadas e tesouros, muito comuns na tradição oral transmontana. Discorrem as lendas de Vilar de Ledra que junto à oliveira centenária estaria um tesouro escondido. Já houve quem se aventurasse a procurar fortuna e glória no seu tronco, mas sem sucesso.

A oliveira é uma árvore de crescimento lento, pelo que para chegar a tal dimensão do troco são preciso séculos. Num terreno adjacente à grande árvore existem outras, que José Manuel Miranda sabe terem sido plantadas há cerca de 80 anos. \"Comparativamente com esta são muito pequenas\", explicou.

Apesar de já lhe terem oferecido dinheiro pela oliveira, o proprietário quer preservá-la porque a considera o ex-libris da aldeia.



PARTILHAR:

GNR investiga morte de homem

«Tiro que dispararam foi ocasional»