Na manhã desta quinta-feira, 3 de março, o Auditório Arte e Cultura Luís Teixeira recebeu o Workshop “Educação e Desafios para o Futuro”, uma iniciativa do aluno Carlos Espírito Santo, aluno do 3º Ano do Curso Profissional Técnico de Informática - Sistemas, e das professoras Anabela Fernandes e Bertília Alves e que contou com o apoio do Agrupamento de Escolas de Valpaços e do Município.

A ideia do Workshop nasceu ainda no final do ano letivo anterior e a mesma foi prontamente acarinhada pelas docentes que estimularam e cooperaram com o aluno para que a atividade fosse um sucesso.

A atividade foi dirigida a alunos do ensino secundário (regular e profissional), uma vez que abrange faixas etárias em que são tomadas decisões para o futuro, como o ingresso no mercado de trabalho ou a continuação de estudos no ensino superior.

Alexandra Doutel, Diretora do Agrupamento de Escolas de Valpaços, deu as boas vindas a todos e salientou a importância de atividades promovidas pelos alunos.

Os palestrantes abordaram diferentes perspetivas sobre o assunto, destacando, sobretudo, a sua experiência curricular e profissional.

Ramiro Gonçalves, Primeiro Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT), incentivou os jovens a olhar para a interioridade do nosso território como uma oportunidade e não como um obstáculo. “Vocês podem ser o que quiserem, onde quiserem, mesmo que a ideia pareça absurda não tenham medo de errar”, referiu.

Luís Miguel Aguiar, gestor bancário, transmitiu aos jovens presentes na plateia a informação de que os empréstimos bancários para estudar existem e estão disponíveis para quem quer prosseguir estudos, mas não tem capacidade financeira. “Temos soluções adequadas a cada caso, não tenham receio em procurar um banco”, acrescentou.

Ana Simões falou como jovem empreendedora e transmitiu, sobretudo, uma mensagem de encorajamento. “A vossa opinião conta e conta em tudo aquilo em que vocês participam, na escola, na associação de estudantes, na família. Façam-se ouvir. A comunidade somos todos nós”, referiu.        

Da parte da autarquia, contou com a cedência do espaço para a realização da atividade.

A Vereadora da Educação, Cultura e Desporto do Município de Valpaços, Teresa Pavão, encerrou a sessão, parabenizando a organização pelo evento. "A importância destas iniciativas, em que se abrem portas à comunidade no seu todo, reside na importância de capacitar os nossos jovens na vertente formativa, mas também na vertente emotiva e intelectual, essencial aos desafios que se aproximam", referiu. 

As docentes, Anabela Fernandes e Bertília Alves, no final, não só congratularam o aluno Carlos Espírito Santo pela iniciativa, como também lançaram o repto aos alunos presentes para que ultrapassando o medo do erro e da falha se motivassem para desafios idênticos. 

Fotografia: Município de Valpaços



PARTILHAR:

Empresa transmontana pioneira na atribuição de incentivos à natalidade

Ex-militares do Exército com 2 anos de pena suspensa por agressão