À boleia do Navio Escola Sagres, os produtos transmontanos e durienses serão promovidos na América do Sul e na Europa, entre empresários, operadores turísticos, jornalistas e representantes institucionais.

 

A Associação dos Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes (AETUR) associa-se com o Navio Escola Sagres para promover o Douro e Trás-os-Montes. Vinhos, compotas, enchidos e outros sabores de ambas as regiões estão já a bordo do Navio Escola Sagres, que até setembro vai passar por um conjunto de portos e cidades de África, América do Sul e Europa, locais onde serão  promovidos os produtos do interior norte de Portugal com destaque, também, para a cultura e, fundamentalmente, o turismo.  

O objetivo é promover os produtos do Douro e de Trás-os-Montes na América do Sul e na Europa, aproveitando a viagem e o simbolismo do Navio Escola Sagres que, este ano, vai comemorar o 10 de Junho ao Rio de Janeiro, Brasil, com a presença do Presidente da República.  Uma oportunidade para os sabores de Trás-os-Montes e Douro viajarem à boleia do navio ex-libris da Marinha Portuguesa e de chegarem ao palato de vários destinos. “Em todos os pontos da viagem os produtos do Douro e de Trás-os-Montes vão ser integrados nas ementas do Navio Escola, nas receções e nas ofertas”, adiantou um dos membros da AETUR, Alberto Tapada, exemplificando, “quando o navio chega a um porto convida as entidades locais e oferece degustações e presentes, sendo que, desta vez, esses momentos serão feitos com os produtos de Trás-os-Montes e Douro”. 

Para além desta iniciativa, em paralelo e, também, à boleia do Navio Escola Sagres, a AETUR irá, ainda, organizar quatro ações de internacionalização do Douro, integradas no projeto “O Douro à Volta do Mundo – Magellan  World”, que integra, pela primeira vez, o património do Douro com o  legado histórico deixado pelo navegador Fernão de Magalhães. O intuito será o de concretizar diferentes ações de internacionalização da economia e identidade durienses como os modos de vida, o arquivo da memória, Patrimónios da Humanidade e património imaterial, quer nos Países que integram a “Rede das Cidades Magalhânicas”, quer nos mercados prioritários para o turismo português. 

Estas quatro ações decorrerão a 12 e 14 de Junho em Montevideu e Buenos Aires, Argentina, a 17 de Junho em Santos e São Paulo, Brasil, e no final de Agosto em "Le Havre", França, e serão marcadas por encontros de trabalho entre empresários da região de Trás-os-Montes e do Vale do Douro, operadores turísticos, jornalistas e representantes institucionais. Em Santos, por exemplo, será feita uma receção a bordo do Navio Escola Sagres para 50 operadores comerciais, com jornalistas e outras “opinionmakers”, num total de 120 pessoas, com o apoio da Casa de Portugal em São Paulo e da Associação Brasileira de Operadores Turísticos (BRASTOA). 

Depois da América do Sul, o Navio Escola Sagres encerra o seu périplo no porto francês de Le Havre, em França, numa paragem que promete ser especial. “Acreditamos que vamos ter muita gente da comunidade portuguesa em França a visitar o Navio e a relembrar os sabores do Douro e Trás-os-Montes. Prevemos 10 mil visitantes por dia. Num dos dias vamos ter, ainda, uma receção a bordo para 45 operadores turísticos europeus”, acrescentou o responsável.  

De salientar que esta é uma ação conjunta da AETUR com o Navio Escola Sagres, a BRASTOA, a Casa de Portugal em São Paulo e a Unidade de Missão para as Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação. 



PARTILHAR:

Alfândega da Fé: um exemplo a seguir

Arranque positivo do comboio exclusivo para turistas na linha do Douro