O Dia das Comunidades Luso-Brasileiras, que se assinala sexta-feira, é uma data desconhecida em Portugal e é apenas comemorada no Brasil entre os emigrantes portugueses residentes no Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.

Por iniciativa do senador brasileiro Vasconcelos Torres, o Dia das Comunidades Luso-Brasileiras (22 de Abril) foi criado a 27 de Março de 1967 pelos governos dos dois países como um acontecimento que deveria ser comemorado no Brasil e em Portugal, já que é nesse dia que se celebra o \"achamento do Brasil\".

Enquanto no Brasil esta data foi sempre assinalada, embora simbolicamente, em Portugal apenas se assume como mais uma efeméride, estando mesmo perdida na memória dos portugueses.

Desde 1967 que o Brasil festeja o Dia das Comunidades Luso- Brasileiras com conferências, exposições e atribuições de prémios literários. As comemorações são dedicadas aos portugueses e luso- descendentes e a organização está a cargo das associações e federações luso-brasileiras.

Este ano, o programa das comemorações é constituído por uma sessão solene, que se realiza sexta-feira no Centro da Comunidade Luso-Brasileira de Belo Horizonte e conta com a presença do antigo Presidente da República Mário Soares e com o arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo.

Em São Paulo, os emigrantes vão comemorar a data com uma cerimónia junto ao monumento de Pedro Álvares Cabral.

No Rio de Janeiro, a efeméride é assinala segunda-feira na Casa das Beiras com uma sessão solene com Fernando Tenório, da Fundação Getúlio Vargas, Eduardo Moreira, ex-deputado do PSD pelo círculo Fora da Europa à Assembleia da República, e deputados da Assembleia Legislativa do estado do Rio de Janeiro.

Na iniciativa, Eduardo Moreira vai entregar à Assembleia Legislativa do estado do Rio de Janeiro a medalha comemorativa dos 500 anos da chegada dos portugueses ao Brasil.

No âmbito do Dia da Comunidade Luso-Brasileira, o ex-deputado social-democrata vai lançar a 29, no Elos Clube do Rio de Janeiro, o livro \"Emigração: Em defesa dos portugueses no estrangeiro\".

Em Portugal, a data foi apenas comemorada nos anos 80, quando Manuela Aguiar foi secretária de Estada das Comunidades Portuguesas.

O Dia das Comunidades Luso-Brasileiras assinada a data histórica da chegada a Porto Seguro do navegador português Pedro Álvares Cabral.



PARTILHAR:

Portugues em festa

Sala repleta de público