Foram descobertas pinturas murais na capela da Freixedinha, freguesia de Mirandela, a quando da realização de obras de recuperação na capela de São Bartolomeu.

Esta obra é da responsabilidade da Junta de Freguesia de Mirandela, as pinturas foram descobertas por trás do altar da capela que foi visitada pelo técnico em arqueologia da edilidade que desde logo decidiu suspender a continuação das obras.

Segundo a Câmara de Mirandela avança no seu site, que as pinturas foram já visitadas por duas técnicas do IPPAR, que irão apresentar propostas visando a sua recuperação, trata-se de um processo complexo, muito moroso e especifico, que será ser apoiado pelo município local, provavelmente as pinturas situam-se no séc. XVI. Para os interessados nestas descobertas é mais um motivo para visitar o concelho de Mirandela.

Nota Histórica:

O Padre Ernesto Sales, um dos que escreveu sobra a cidade e fez vários apontamentos históricos sobre a cidade, num dos seus livros intitulados: «Mirandela: Apontamentos Históricos» faz referência a esta capela, que festeja o seu padroeiro São Bartolomeu a 24 de Agosto anota que nessa mesma capela terá sido sepultada em 1772, Mariana Gonçalves, possivelmente uma fidalga da altura, deixando essa vontade expressa no seu testamento.



PARTILHAR:

Xadrez na moda em Mirandela

Desenvolver o marketing territorial