Uma grande pedra de granito de muitas toneladas já serviu de ensaio para o Arrastão da Grande Pedra que promete ser um dos pontos altos na Feira do Granito do Concelho de Vila Pouca de Aguiar, que se realiza de 17 a 19 de Junho.

O acontecimento será no último dia da feira (domingo) e promete atrair muita gente ao recinto, também para provar da poção mágica e da sopa de pedra que constam do cardápio gastronómico para equilibrar energias de esforços dispendidos na grande pedra e na pequena pedra (para os mais pequenos).

O ensaio do Arrastão da Grande Pedra teve a participação de muitas pessoas que se agarraram às cordas que envolveram a rocha e, ao som do apito, puxaram com vontade de a mover. A alegria contagiou os mais pequenos no ensaio do arrastão da pequena pedra. O ensaio decorreu, a 12 de Junho, nas instalações da Cooperativa Agrícola, e contou com o apoio das juntas de freguesia.

A Feira do Granito e do Concelho de Vila Pouca de Aguiar abre as portas sexta-feira e decorre até domingo, onde são esperadas milhares de pessoas para adquirir produtos ligados ao granito e a outros serviços do tecido empresarial.

Os visitantes podem adquirir os mais diversos produtos, degustar a gastronomia regional ou apreciar os espectáculos musicais que decorrem durante os três dias de uma feira com festa. Integrados neste certame decorrem outros eventos, tais como o Festival Nacional de Folclore ou campeonato de caça com provas regionais de Santo Huberto. A Feira do Granito realiza-se junto à área escolar da sede de concelho.

De sublinhar que, o Arrastão da Grande Pedra surgiu de uma antiquíssima tradição que era a das pessoas arrastarem as pedras para construírem casas, muros ou monumentos. Assim, com a força humana, arrastavam as pedras com ajuda de uma «zorra», base de troncos de madeira enlaçados. Mais tarde, os trabalhos começaram a ser feitos pela força animal, designadamente através dos conhecidos carros de bois.



PARTILHAR:

Abstenção dos emigrantes portugueses nas legislativas chega a 83%

Obras sem planeamento