A crise fez aumentar em muito a emigração para o Canadá, estimando-se em mais dez mil portugueses nos últimos dois anos.

Os emigrantes portugueses no Canadá e nos Estados Unidos olham para a crise em Portugal como mais uma razão para não pensarem em regressar, nem sequer para gozar a reforma, num contexto em que o euro está valorizado em relação ao dólar.

A crise fez aumentar em muito a emigração para o Canadá, estimando-se em mais dez mil portugueses nos últimos dois anos, uma situação que até em incentivada pelo Governo local, à procura de mão-de-obra qualificada

No Canadá, Bruno Meira, 30 anos, regressou a Toronto há mês e meio, depois de ter sido forçado a fechar um pequeno talho em Castelo do Neiva, devido à situação económica que o país enfrenta, optando por voltar a trabalhar na construção.

Há 10 anos, Bruno Meira já tinha estado no Canadá, mas regressou a Portugal para tentar a sorte, que acabou por se transformar em azar. «No princípio até correu bem, mas com a crise, houve meses que tive menos metade do lucro que tinha no inicio», explica.

Ao ver o país «cada vez pior», decidiu regressar ao Canadá e agora já não pensa em voltar tão cedo, nem sequer para a reforma. Os três irmãos que trabalham também em Toronto ajudaram-no a regressar.

«Estou grato pela oportunidade que me estão a dar pois há muitas pessoas em Portugal que certamente gostariam de vir para cá», salienta. Agora, «infelizmente, regressar a Portugal só de férias», diz.

Em Newark, o empresário Bernardino Coutinho, de 75 anos, diz que «a emigração portuguesa para os Estados Unidos praticamente parou, por causa da valorizacão do euro em relação ao dólar e da enorme dificuldade em conseguir vistos» mas mesmo assim sente os efeitos da crise no outro lado do atlântico.

Coutinho, que durante 30 anos foi o responsável pela organização dos festejos do Dia de Portugal em Newark, New Jersey, conhece muitas pessoas que estão a ajudar a sua família em Portugal.

«Pessoas que perderam emprego, que têm as suas empresas na falência e que se veem sem outra saída a não ser pedir ajuda aos que estão cá e lhes podem ajudar», diz.

O empresário acredita que esta ajuda «veio substituir as remessas que os emigrantes costumavam fazer, guardando as suas poupanças em Portugal, e que deixaram de fazer com a crise do euro.»

O emigrante, que dirige a Fundação Bernardino Coutinho desde 1991, diz que a instituição é contactada «todas as semanas por empresas e universidades que procuram parceiros e investidores nos Estados Unidos. Isto acontece com muito mais frequência do que há quatro ou cinco anos.«

O que também mudou, na opinião deste natural de Marco de Canavezes, foi o sonho do emigrante, de voltar à terra natal na reforma e construir uma casa com as poupanças de uma vida.

«A maioria dos meus amigos reformados já não vai para Portugal. Vão para a Flórida, onde o clima é bom, as casas são baratas, os impostos baixos e estão mais perto da família», diz, sublinhando que «muitos chegaram a regressar para Portugal, mas viram como estava a situação e decidiram instalaram-se em Palm Beach.»



PARTILHAR:

A crise é global

Destrói culturas agrícolas