A falta de um professor na vila de Sendim, concelho de Miranda do Douro, levou encarregados de educação e alunos, do terceiro ano, a fechar a cadeado a escola básica do primeiro ciclo, tentando dessa forma obter solução para o problema.

Não existe, actualmente, um professor para leccionar ao terceiro ano, tendo a turma respectiva sido dividida cinco alunos estão com uma turma de primeiro ano e outros tantos numa turma de quarto ano.

A solução não agradou, e os pais querem ver a situação resolvida a breve prazo, exigindo mais um professor na escola, já que no passado ano lectivo havia seis docentes, restando agora quatro, com um quinto a prestar apoio.

Ana Bela Nobre, mãe de um aluno, diz não concordar com a medida, já que os alunos que sejam transferidos para a turma do primeiro ano vão ser prejudicados, alegadamente, em relação aos que vão para a do quarto \"Não vai haver a mesma motivação\".

Fonte da Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) já fez saber que cada turma deve ter, no mínimo, 24 alunos, motivo por que foram constituídas três turmas na Escola de Sendim.

A responsabilidade da divisão das turmas de terceiro ano foi atribuída ao Agrupamento de Escolas de Sendim, por ser essa a faixa etária em que havia um número mais reduzido de alunos.

Ao que foi possível apurar, a DREN não deu o caso por encerrado, sendo ainda possível constituir as quatros desejadas turmas. O CAE de Bragança anunciou, ao final do dia, a criação de uma quarta turma para resolver a situação.



PARTILHAR:

Exército regressa a Bragança

Terá havido falta de comunicação