Dois jovens portugueses querem mostrar à sociedade britânica um Portugal moderno, mudando a imagem do país deixada pela última vaga de emigrantes.

A alheira de caça e grelos são apenas alguns dos ingredientes que fazem parte da ementa criada por dois jovens, a viver em Londres, para dar a conhecer uma nova geração de emigrantes lusos na capital britânica.

Incentivados pelos amigos ingleses, que se renderam à cozinha portuguesa, fundaram um clube gastronómico que quer ser sinónimo de divulgação de outros aspectos da cultura portuguesa.

A iniciativa, chamada \"The Portuguese Conspiracy\" (Conspiração Portuguesa) serve um jantar com ementa portuguesa e vinhos nacionais, mas servido ao estilo londrino, ou seja, convidando os participantes a conviverem mesmo que não se conheçam.

A ideia surgiu à mesa de casa de José Cardoso e Rita Maia que há dois anos moram em Londres. “Já fazemos em nossa casa uma espécie de ‘supper club’. Recebemos amigos e fazemos jantares. Os nossos amigos gostaram bastante e incentivaram-nos”, explica a portuguesa.

Foi o caso da inglesa Huma Islam. “O Zé e a Rita mostraram-me muitas coisas boas sobre Portugal, mas a gastronomia é um amor que partilhamos”, afirma.

Segundo José Cardoso, o objectivo é dar a conhecer à sociedade britânica um Portugal mais contemporâneo do que o da primeira vaga de emigrantes. “Queremos completar uma imagem de uma geração com outros argumentos, capacidades e vontades, que precisa de uma voz em Londres”, revela.

O local para esta \"Conspiração Portuguesa\" é um café francês, com lotação para 30 pessoas, em Dalston, a nordeste do centro da cidade, uma área com várias etnias, que tem vindo a crescer em número de jovens e oferta cultural.



PARTILHAR:

Ddois mandados de busca

Fábio e Bertinho reforçam ataque brigantino