Existem várias ferramentas que facilitam a apresentação e explicação de ideias. Uma delas é o mapa mental, uma estruturação que organiza as informações de forma que o entendimento seja mais claro.

Os benefícios de criar mapas mentais são muitos, mas para isso, primeiro é necessário conhecer melhor as características e como colocar em prática esse método tão eficaz.

A seguir, você vai descobrir quais são as funções e as etapas para criar mapa mental online criativo e que te ajude a atingir os seus objetivos pessoais ou empresariais. Vamos lá!

Para que serve um mapa mental?

Os mapas mentais possuem diferentes aplicações, o seu recurso visual colabora para facilitar a compreensão de assuntos. De forma que, apenas as informações relevantes sejam apresentadas.

Por isso, é muito utilizado como um método de estudo, não só nas escolas mas também nas universidades. O mapa mental elimina as distrações e ajuda a fazer as conexões necessárias entre os tópicos do tema.

Além disso, também é uma ferramenta poderosa para a explicação de projetos dentro do ambiente de trabalho, já que torna a compreensão dos membros da equipe mais prática e eficiente para a execução.

Ainda é possível utilizar os mapas mentais para a resolução de problemas. A disposição das informações de forma organizada permite mais clareza para encontrar falhas que precisam ser corrigidas.

Os diagramas como esse estimulam a criatividade e oferecem mais liberdade para desenvolver ideias. Por isso, pode ser usado como um aliado do brainstorming para a criação de projetos.

Veja também: Vinhais dá apoios financeiros a lares e centros de dia do concelho

Passo a passo para fazer um mapa mental

Para criar um mapa mental online é preciso conhecer as etapas do desenvolvimento e não pular nenhuma delas. Assim, seu diagrama fica muito mais completo e eficiente, independentemente da finalidade da sua criação.

Veja agora quais os passos para fazer um mapa mental!

Defina o tema central

O primeiro passo é definir qual será o tema principal do projeto que será criado, ou seja, qual o assunto a ser abordado. A ideia central deve ser escolhida de acordo com o objetivo do mapa, por isso, pense com calma.

A dica para escolher a palavra-chave que ficará no meio do mapa é fazer uma lista com os tópicos que deseja abordar, descobrindo entre eles qual melhor representa o tema.

Selecione os subtópicos

Com o tema principal definido, é hora de focar nos tópicos que vão compor esse mapa. Lembrando que as ramificações devem ir das menos específicas para as mais específicas, seguindo a lógica de afunilamento.

Para encontrar informações que vão ser colocadas como subtópicos é necessário fazer uma pesquisa, coletando os dados relevantes e filtrando quais agregam ao mapa que você está criando.

Faça as conexões

Depois que as informações essenciais para compor o mapa mental já estão selecionadas, o próximo passo é estabelecer as relações entre os conceitos. Essa conexão acontece por meio de setas ou flechas.

Para deixar o documento mais criativo e estimular a memorização dos dados, a dica é investir nas diferentes cores e símbolos para fazer as ligações. Lembrando sempre de deixar o mapa organizado.

Personalize do seu jeito

Existem algumas regras a serem seguidas para desenvolver um bom mapa mental, mas você pode se beneficiar dele colocando alguns elementos personalizados que podem ajudar na memorização do tema.

Por exemplo, adicionar pequenos desenhos para as palavras-chaves. Eles não precisam ser profissionais, apenas cumprir o objetivo de representar aquele conceito de forma simples e criar uma associação visual.

Faça uma revisão final

Por fim, antes de dar como terminado, é importante fazer uma revisão final de como ficou a estrutura do mapa. A recomendação é pedir para alguém ler o documento e verificar se a compreensão está clara.

Alguns detalhes podem fazer a diferença, então não se preocupe caso precise fazer alguma alteração para deixar o mapa mental ainda mais efetivo. Depois, é só desfrutar do seu conteúdo criado.

Hoje em dia existem plataformas digitais que permitem a criação de mapas mentais e mapas conceituais pela internet. Uma forma bem mais prática e simples do que o velho papel e caneta.

Se você gosta de desenhar com canetas coloridas e utilizar os marca textos para ressaltar as informações principais, sem problemas, pode optar pela folha sulfite ou até mesmo uma cartolina.

Agora, se a ideia é otimizar o tempo e ter mais possibilidades de criação, as ferramentas online contam com designs especiais e facilitam muito o desenvolvimento do projeto.

Esperamos que esse conteúdo tenha tirado as suas dúvidas sobre o assunto e agora é sua vez de aplicar esse método!



PARTILHAR:

Bombeiros resgataram homem que caiu durante caminhada no Gerês

Quais são as criptomoedas DeFi?