Engana-se quem pensa que todas as criptomoedas são iguais. Na verdade, elas são divididas de acordo com suas características, funções para os usuários e com o seu objetivo financeiro.

Entre elas, as moedas digitais do sistema chamado “DeFi” representam uma importante parte do mercado e têm chamado a atenção dos investidores com suas propostas inovadoras e que geram mais autonomia.

A seguir, você vai entender melhor do que se trata este tipo de moeda e saberá quais são as criptomoedas DeFi promissoras 2023.

O que são criptomoedas DeFi?

A sigla “DeFi” é a abreviação em inglês para o termo finanças descentralizadas. Ou seja, um conjunto de produtos e serviços financeiros que funciona totalmente online e de forma descentralizada.

Logo, os serviços prestados são aqueles que não dependem da interferência de pessoas ou de intermediação de bancos e governos. Por exemplo, pagamentos, negociação de corretoras e empréstimos.

Para que isso seja possível, é utilizado um sistema de tecnologia chamado blockchain e também os chamados contratos inteligentes. Assim, podem registrar dados dos usuários, transações e demais funções necessárias.

O objetivo é gerar mais liberdade e autonomia financeira, as criptomoedas Bitcoin e Ethereum foram precursoras nessa proposta de usar os avanços digitais para a busca de soluções financeiras e hoje já se percebe uma evolução.

05 criptomoedas DeFi para ficar de olho

As criptomoedas do sistema de descentralização financeira têm chamado a atenção dos investidores, a proposta de não ter nenhum intermédio deixa as negociações mais livres.

Por isso, preparamos uma lista com as principais moedas DeFi que são consideradas promissoras para os próximos anos. Saiba agora quais são as criptomoedas desse segmento para prestar mais atenção.

    1. Avalanche (AVAX)

A Avalanche é uma plataforma da criação de smart contracts, mencionados anteriormente, e o seu token AVAX é um dos principais cripto ativos deste segmento de moedas de finanças descentralizadas.

A função do AVAX é ser usado como pagamento de taxas das operações e também como forma de staking de rede. Além disso, é compatível com a rede Ethereum para a programação de novas soluções.

Quanto ao seu valor de compra, a cotação da Avalanche sofreu quedas ao longo do ano, custando atualmente cerca de R$70 a unidade. Mas possui uma boa capitalização de mercado entre as moedas DeFi.

    2. Dai (DAI)

A próxima moeda que podemos citar, além de fazer parte das finanças descentralizadas, é também conhecida como stablecoin. Ou seja, um tipo de cripto ativo que mantém equidade a uma moeda física, nesse caso o dólar.

A ideia é que para cada unidade de DA tenha um dólar, uma forma de tornar o investimento mais estável. Mas o grande diferencial dessa criptomoeda é que ela não depende de um lastro para que isso seja possível.

Essa stablecoin possui um sistema tecnológico especial de engenharia financeira. Dessa maneira, faz com que as moedas utilizadas automaticamente cheguem ao valor do dólar.

    3. ChainLink (LINK)

Outra criptomoeda DeFi que está em alta é a LINK da plataforma descentralizada ChainLink, um sistema para desenvolvimento e interação de contratos inteligentes entre diferentes redes digitais.

Trata-se de uma plataforma que utiliza a tecnologia blockchain como ponte entre os sistemas de smart contracts e as funções do mundo real. Os oracles da ChainLink são conectados a Ethereum, oferecendo dados úteis para a criação de contratos.

A rede deve lançar em breve o seu staking, gerando ainda mais valorização para a moeda LINK e colocando-a na lista dos cripto ativos promissores para o ano que vem, por exemplo.

    4. Uniswap

Uniswap (UNI) na verdade é um token criado com o objetivo de facilitar a troca de tokens da Ethereum, por meio da liquidez automatizada que é possível graças aos contratos inteligentes.

A empresa dona da criptomoeda está sempre desenvolvendo atualizações no protocolo, tornando o investimento mais interessante para quem deseja comprar uma moeda do segmento DeFi.

Hoje é uma das moedas digitais descentralizadas com melhor capitalização de mercado. De acordo com especialistas, ela pode seguir um caminho de valorização nos próximos anos.

    5. Tezos (XTZ)

Por fim, a última criptomoeda que vamos citar é da empresa Tezos, uma blockchain que visa a busca de soluções financeiras. Ela possui um código aberto que permite a colaboração de outras redes e facilita os processos.

Além disso, a plataforma serve para as operações envolvendo contratos inteligentes, assim como outras criptomoedas DeFi. Porém, a sua estrutura possibilita a alteração de regras, implementando medidas inovadoras.

Todas as mudanças propostas pelos desenvolvedores do sistema são aprovadas pelos usuários dos tokens XTZ. Suas validações são feitas totalmente online, no formato teste de prova, ou seja, sem mineração.

    • Tribunal agrava crime no desvio de dinheiro de freguesia e centro paroquial de Vila Flor

Vale a pena investir em criptomoedas DeFi?

Se você é um defensor da proposta inovadora que essas criptomoedas apresentam, não deve ficar de fora desse mercado. A ideia de transações diretas entre as pessoas e as moedas é uma nova forma de ver o universo financeiro.

Como não há intermédio de outras instituições, as negociações se tornam mais práticas e livres. Por exemplo, para a realização de empréstimos, transferências, pagamentos e demais serviços.

Então, a dica para quem quer investir nas criptomoedas DeFi é escolher a plataformas seguras e traçar estratégias para diversificar a carteira. Também é claro, acompanhar os preços que podem oscilar com frequência.



PARTILHAR:

Como criar um mapa mental online?

Curiosidades Sobre Apostas Desportivas