A cidade de Mirandela deverá dispor dentro de pouco mais de um ano da primeira clínica para doentes renais do Distrito de Bragança, o segundo projecto de saúde privado anunciado para a cidade transmontana.

O novo equipamento será apresentado quarta-feira e envolve um investimento superior a dez milhões de euros, tendo como principais valências a hemodiálise e os cuidados continuados a doentes renais.

Segundo informação divulgada hoje pela autarquia, o investimento é do grupo de saúde privado «TECSAM- Tecnologia e Serviços Médicos, Lda».

Este é o segundo projecto privado na área da saúde anunciado em poucos meses para Mirandela, depois da cidade ter perdido a maternidade no hospital público.

Um outro grupo privado (Rede Nacional de Saúde Privada, SA) anunciou, em Fevereiro, a construção de um hospital particular, orçado em 15 milhões de euros, que, entre várias valências, terá também maternidade.

Um ano antes da abertura deste hospital deverá ser inaugurada, no final de 2008, a agora anunciada clínica de hemodiálise.

Segundo a autarquia local, além do tratamento de hemodiálise, a clínica irá oferecer aos utentes cuidados continuados com internamento, piscina de hidromassagem e outros equipamentos adequados aos tratamentos deste doentes.

A clínica passará a dar também resposta a quem pretender passar férias nesta cidade e necessitar de cuidados nesta área.

O projecto prevê a construção de 12 bungalows próximo do parque de campismo de Mirandela, em que vão ser investidos mais 360 mil euros.

O equipamento recorre também às novas tecnologias com um conceito de auto-diálise assistida remotamente, enquadrando-se nos projectos que a autarquia está a desenvolver associados à rede local de fibra óptica, que está a ser instalada na cidade.

O início das obras da nova clínica está previsto para Agosto e a conclusão para o final do próximo ano.

A autarquia afiança que os doentes não suportarão encargos financeiros ao recorrerem a esta clínica, apesar de ser privada, na medida em que terá acordos com o Serviço Nacional de Saúde.



PARTILHAR:

Lista unica

Semana de Moçambique em Portugal