Filmes produzidos em Portugal, Marrocos, Espanha, Reino Unido, França, Luxemburgo, Brasil e Cuba com destaque para a presença do galardoado realizador ingês Hugh Hudson.

 

Começou a 17 de novembro o Festival Internacional de Cinema de Foz Côa. E não podia ter começado de melhor forma com a presença, logo no dia de estreia, do conceituado Hugh Hudson, realizador de “Momentos de Glória”, filme que venceu 4 Óscares da Academia Americana. No Cinecôa, o realizador inglês apresentará "Altamira", o seu mais recente trabalho que tem como protagonista Antonio Banderas. Um filme que permite um paralelismo entre a caverna de Altamira, conhecida como a Capela Sistina da arte rupestre e as gravuras do Parque Arqueológico do Vale do Côa. “Não é de forma inocente que abrimos assim o Cinecôa. O filme, protagonizado por Antonio Banderas, faz uma grande aproximação entre dois pontos fulcrais da arte rupestre europeia, como são Altamira e Foz Côa”, sustentou um dos responsáveis pela organização do evento, que já é uma referência a nível nacional na sétima arte. “Trata-se de um realizador inglês que é o autor de ‘Momentos de Glória’, um filme que ganhou quatro Óscares, e que marcou todo um conjunto de gerações”, destacou António Valente.

Hoje, no segundo dia do festival, será exibido o filme-concerto Nosferatu, Eine Symphonie des Grauens, um clássico alemão de 1922, dirigido por Friedrich Wilhelm Murnau, e será acompanhado, em palco, pela Orquestra do Norte.

A edição 2016 termina amanhã, dia 19 de novembro, com a homenagem a uma das maiores figuras do cinema português, António Pedro Vasconcelos, realizador de obras cinematográficas como “Jaime”, “Os Imortais”, “Call girl” ou “Os gatos não têm vertigens”, filme que abriu o Cinecôa na edição anterior. O vulto do cinema português vai este sábado a Foz Côa apresentar o seu último filme “Amor Impossível”. A esse momento de tributo vai juntar-se a filha do realizador, Patrícia Vasconcelos, que acaba de lançar um novo disco. “Vamos homenagear um dos realizadores mais polémicos e com os filmes mais vistos pelo público português. Será exibido o seu último filme, seguido de um concerto da filha, Patrícia Vasconcelos, que acaba de lançar um disco”, sublinhou António Valente. 

Com um cartaz diversificado e pensado para diferentes públicos, de 17 a 19 de novembro, o auditório de Vila Nova de Foz Côa irá exibir oito longas metragens, seis curtas e muitos filmes de animação para os mais pequenos.

Do Cinecôa constam, ainda, filmes produzidos, recentemente, em Marrocos, Espanha, Reino Unido, França, Luxemburgo, Brasil e Cuba. A entrada é gratuita e são esperadas cerca de 3 mil pessoas ao longo dos três dias.

Organizado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa, o festival de cinema acontece, ininterruptamente, desde 2011, ano da sua estreia, e já homenageou ou contou com a presença de figuras marcantes do cinema como Manoel de Oliveira, Lisandro Alonso, Benoît Jacquot, Teresa Vilaverde ou Tino Navarro.

 

 



PARTILHAR:

Jorge Simão quer “perfeito” rigor tático para vencer FC Porto

Greve em Escola de Mondim de Basto contra falta de trabalhadores