O candidato do Chega à Câmara de Alijó, Adelino Franco, quer incentivar a natalidade com um apoio de 5.000 euros por criança nascida no concelho, aumentar a habitação camarária e criar uma bolsa de prestadores de serviços.

Adelino da Cunha Franco, 42 anos, é maquinista de via férrea, empresário agrícola e da área do turismo e encabeça a lista do Chega à Câmara de Alijó, no distrito de Vila Real.

Preocupado com o envelhecimento da população e o despovoamento, o candidato quer incentivar a natalidade através de um apoio de 5.000 euros por criança nascida e com residência efetiva no concelho, especificando que 2.000 euros serão atribuídos nos 60 dias após o nascimento, 1.500 euros após 60 dias do primeiro aniversário e 1.500 euros após 60 dias do segundo aniversário.

Adelino Franco propõe ainda aumentar a habitação camarária em mais 50 fogos em todo o concelho, a redução da taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e criar uma bolsa de prestadores de serviços, como, por exemplo, canalizadores e eletricistas, para os munícipes com dificuldades económicas.

A candidatura do Chega quer ainda estudar a “viabilidade ou não da criação de uma polícia/guarda municipal”, bem como defende um “reforço do efetivo da GNR no concelho”, considerando que estar “muito aquém dos problemas existentes”.

Entre as propostas de Adelino Franco estão também “um forte apoio no enoturismo, através de feiras e representações dentro e fora do país dos produtores locais” e a otimização do cais fluvial do Pinhão, o que poderá resultar de um estudo conjunto com o município vizinho de Sabrosa.

Para o candidato é ainda necessário “começar de uma vez por todas as obras na vila do Pinhão resolvendo assim a circulação e o aparcamento”.

Adelino Franco propõe ainda uma audição mensal, por freguesia, para ouvir e analisar diretamente os problemas e ou propostas dos munícipes.

Nas propostas do Chega estão ainda a criação do gabinete do munícipe, de uma aplicação informática “móvel” para que os munícipes possam comunicar com os serviços camarários dando os mesmos respostas em 72 horas para casos não urgentes e 24 horas para casos identificados como urgentes.

Por fim, o candidato defende a atribuição uma bolsa de mérito no valor de 250 euros para os três melhores alunos dos 4.º, 9.º e 12.º ano.

“Aceitando que o atual executivo não esteve estático nem alheio aos problemas do concelho, tem como maior problema promessas não cumpridas e adiando algumas para datas próximas das eleições mostrando que a preocupação principal não são os munícipes, mas sim as eleições”, referiu Adelino Franco.

A coligação PSD/CDS-PP liderada por José Rodrigues Paredes ganhou as eleições em 2017 e conquistou quatro mandatos, enquanto ao PS foram atribuídos três.

José Rodrigues Paredes recandidata-se a um segundo mandato à frente da coligação PSD-CDS/PP e concorrem ainda Carlos Magalhães pelo PS e Cláudio Leite pela CDU. No concelho de Alijó estão inscritos 11.403 para as eleições autárquicas de 26 de setembro.



PARTILHAR:

Grande estreia de Celso Fonseca no seu Citroen Saxo

Chegou ao fim a iniciativa cultural “Sons no verão” em Alijó