O Centro Trasmontano de São Paulo completou em 28 de maio, 72 anos de fundação, e manteve sua tradicional comemoração dividida em três etapas distintas – uma Sessão Solene formal na sexta feira, dia 28, o jantar dançante no sábado dia 29 e encerrando no domingo dia 30, com uma missa solene rezada pelo Frei Yves Terral.

Na Sessão Solene a entidade recebeu vários presidentes das casas co-irmãs, diversas autoridades – pessoas ligadas à comunidade portuguesa e ao Poder Público estadual, além dos convidados que formaram um bom público. Após a abertura feita pelo jornalista Ênio Rodrigues, todos aplaudiram as interpretações dos hinos do Brasil e de Portugal, pelo Coral da Guarda Civil Metropolitana, com 23 componentes (sob regência do Maestro José Carlos Milanez). Depois falou o presidente do Trasmontano, Fernando Moredo, o presidente da casa co-irmã do Rio- Oswaldo Cardoso- basicamente para cumprimentar a entidade, a diretoria, e lembrar que a casa luso-carioca participa há mais de 30 anos das festividades de aniversário. Na seqüência falou o orador oficial Arnaldo Madeira e ainda o presidente mundial do Conselho das Comunidades Antonio de Almeida (também para parabenizar a casa e entregar uma medalha da entidade que preside ao Trasmontano). Ainda durante a solenidade, Ênio Rodrigues anunciou diversas homenagens com flores, para algumas senhoras presentes. Bem como, algumas trocas de mimos entre autoridades, como por exemplo, do presidente Moredo ao orador Arnaldo Madeira, com um troféu.

Na Sessão Solene estavam na mesa: o Presidente Fernando Moredo, Fernando Leça (secretário particular do Governador Geraldo Alckmin), Antonio de Almeida e Silva (presidente mundial do Conselho das Comunidades), Aníbal de Freitas (presidente das Assembléias Gerais da entidade e presidente desta sessão), Oswaldo Cardoso (presidente da Casa de Trás-os-Montes e Auto Douro do Rio), Belmiro Veiga (presidente do Conselho Deliberativo do Centro) e como orador oficial o Deputado Federal Arnaldo Madeira, atual secretário chefe da Casa Civil no Governo do Estado.

O jantar dançante aconteceu no sábado, quando o salão da entidade esteve totalmente tomado pelos convidados, os quais, aliás, foram recepcionados pelo simpaticíssimo grupo de meninas que após entregar um mimo a cada um (um relógio de mesa digital), os encaminhava às respectivas mesas. Diversas entidades estavam representadas pelos respectivos presidentes, numa noite dançante super animada pela Banda Sant’Anna, que exibiu vasto repertório incluindo até uma seleção portuguesa. Registra-se que em todos os gêneros tocados pela banda, o público muitíssimo animado lotou a pista de dança e a diversão prevaleceu nesta noite; o jantar foi servido pelo Buffet High Society e foi promovido um curto protocolo comandado pelo diretor Abel Morais Lopes, para o tradicional “parabéns” com o corte simbólico do bolo pelo presidente Moredo, acompanhado do Dr. Aníbal de Freitas, Dr. Belmiro Augusto Veiga e do Sr. Oswaldo Cardoso.

Com uma missa solene rezada no domingo, dia 30 de maio, pelo Frei Yves Terral, a diretoria do Centro Trasmontano de São Paulo encerrou as comemorações de 72 anos de fundação da instituição. Muitos diretores do Trasmontano, o grupo vindo do Rio de Janeiro e porta-bandeiras de alguns grupos folclóricos de São Paulo, marcaram boa presença na solenidade religiosa. A parte musical ficou por conta de integrantes do Grupo Folclórico Lusíadas. O destaque entre os presentes foi para a esposa do presidente Moredo, Sra. Bernadete, que esteve ausente das festividades por questão de saúde, comparecendo apenas à missa.

O ponto alto da cerimônia religiosa ficou por conta da mensagem (na homilia), falada pelo Frei Yves com total atenção de todos, quando lembrou que este ano a data de aniversário do Centro coincidiu com o dia da festa de Pentecostes, dizendo que “Pentecostes é o espírito de Jesus, é Sua palavra e Seu mandamento de amor, e o Trasmontano é guiado por um espírito sumariamente cristão de Jesus”, disse afirmando que isto se reverte em benefícios, melhoramentos, e um futuro melhor. Terminada a cerimônia religiosa os presentes participaram do almoço de confraternização entre os trasmontanos de São Paulo e o grupo da Casa de Trás-os-Montes e Auto Douro do Rio de Janeiro.

Cuidados com os associados idosos para melhorar a qualidade de vida foi destaque principal do presidente Fernando Moredo

Nas comemorações de aniversário do Centro Trasmontano de São Paulo, especialmente na Sessão Solene que abriu as festividades, o assunto que prevaleceu foi em relação aos cuidados que o Centro Trasmontano tem para com associados idosos, oferecendo condições para melhorar a qualidade de vida de pessoas com idade acima de 60 anos, representando 73% do contingente associado. Segundo o presidente Moredo, a entidade que preside segue empenhada em proporcionar aos associados da chamada “terceira idade”, o melhor em termos de saúde, laser, muitas atividades sociais e culturais. Ao Mundo Lusíada, o presidente explicou como a entidade está trabalhando para garantir sua própria saúde financeira, já que a faixa etária de associados hoje, é bastante elevada: “Nós estamos oxigenando a carteira com mais jovens, nossas vendas de novos planos têm crescido a cada mês e a grande maioria desses novos associados têm idade média de 40 anos”, detalhou justificando com isso, que o Centro vem tomando “certos cuidados” para garantir um bom futuro financeiro.

O Trasmontano tem hoje 4.700 associados com idade entre 90 e 100 anos, números que prevêem “maiores cuidados” nos próximos anos. Cerca de 23 mil associados estão com idade entre 60 e 90 anos, índice que projeta grandes despesas e maiores cuidados na relação custo-benefício. Fernando Moredo garante que uma das ações mais importantes para o crescimento é garantir o atendimento com qualidade, para tanto, o Centro Trasmontano dará início em janeiro de 2005, as obras para construção de uma nova torre que será anexada ao Hospital Igesp, aumentando a capacidade em mais 100 leitos. “Esta é uma das ações que mostra nosso cuidado para com o idoso e ao mesmo tempo estamos garantindo nosso próprio futuro, além de estarmos associando mais gente jovem através das novas vendas. Não há nenhuma objeção com relação a novos associados idosos, vamos manter o mesmo tratamento, com nosso belíssimo programa “Projeto Mais Vida”, que é inteiramente gratuito e tem por objetivo manter essas pessoas com muitas atividades, como aula de ginástica, culinária, pintura, corte e costura, tricô, crochê, aulas de nutrição, passeios e muito lazer. Nós oferecemos muita distração e o idoso associado ao Trasmontano não tem nem tempo para pensar em doença, o idoso aqui vive melhor, convive com seu próximo e acaba por não somatizar doenças, é nisto que o Trasmontano investe”, disse ao Mundo Lusíada o presidente Fernando Moredo.

Madeira elogia Trasmontano por garantir qualidade de vida aos idosos associados

Secretário do Governador Geraldo Alckmin marcou boa presença como orador oficial da Sessão Solene de 72 anos de fundação do Trasmontano

O Secretário-chefe da Casa Civil do Governo de São Paulo, Deputado Federal (licenciado) Arnaldo Madeira, participou com destaque na Sessão Solene, na condição de “orador oficial”. Falando aos trasmontanos em nome do Governador Geraldo Alckmin, Madeira enalteceu o processo de expansão da entidade ao longo dos anos, dizendo que o Trasmontano vem acompanhando as transformações ocorridas no Brasil e na sociedade, “ao ponto de hoje oferecer um moderno Centro de Diagnósticos, farmácia com descontos especiais e projetos diferenciados voltados à terceira idade, demonstrando estar em sintonia com o desenvolvimento do setor”, disse.

Falando ao Mundo Lusíada, Madeira fez uma análise entre os avanços alcançados pelas pessoas da chamada “terceira idade” e sua anunciada estatística negativa sobre o alto índice de mortalidade entre jovens de 14 a 24 anos. “A terceira idade, por uma série de circunstâncias, conseguiu conquistar no Brasil, vários mecanismos de proteção, entre eles a pensão aos que não têm renda. Já na questão dos jovens, eu vejo que temos sérios problemas, em especial na questão da violência entre esses jovens, na mesma faixa temos um grande número que não completou o ensino fundamental, então são desafios que estão aí colocados para a sociedade brasileira. Temos desafios também pela posição demográfica da população, o país hoje tem uma população mais idosa, sendo que as pessoas estão vivendo mais, o que é muito positivo, mas simultaneamente temos grandes problemas na faixa-etária baixa, apesar de termos, como sociedade, melhorado muito a taxa de mortalidade infantil, de 48 para cada mil habitantes, caiu para 28/1000”, explicou Arnaldo Madeira deixando claro que a sociedade tem e mantém um papel fundamental neste processo, no qual o governo não faz nada sozinho, “ele depende basicamente da sociedade, então há um esforço entre governo e sociedade no sentido de melhorar os indicadores sociais. O país tem que se orgulhar do fato de termos conseguido melhorar nos últimos dez anos, mostrando a melhor evolução desses indicadores, pelo aumento da longevidade e pela redução da taxa de mortalidade infantil. Portanto há muito esforço, mas o desafio ainda é grande e nós temos que ter cada vez mais consciência desta necessidade e seguirmos trabalhando permanentemente”, referiu o chefe da Casa Civil de São Paulo colocando o Centro Trasmontano como “um bom exemplo de uma entidade associativa, com um papel social muito expressivo e especial no atendimento às pessoas da terceira idade”.

O Centro Trasmontano tem um desafio, que é agregar à carteira, associados com faixa etária mais baixa, para não comprometer sua receita futuramente, já que, atualmente, a grande maioria tem mais de 60 anos. “Este é um desafio sim, evidente que você não mantém um centro com atendimento médico, apenas com pessoas de terceira idade, você tem que ter uma boa margem com pessoas de idade média, fazendo um esforço para agregar ao quadro, uma quantidade maior de pessoas com menos idade. Você não consegue manter um padrão assistencial se todos passarem para uma faixa de idade que necessite de mais auxílio do que a contribuição recebida”, comentou o deputado licenciado que está auxiliando o Governador Alckmin, em um ano eleitoral- “estamos em ano de eleições e eu pretendo ter uma participação ativa, como político que sou, e como membro do PSDB”, finalizou Madeira.



PARTILHAR:

Detido grupo suspeito

O relógio será retirado