Centenas de emigrantes portugueses radicados em vários países do mundo, sobretudo em França, manifestam-se hoje no Rossio, em Lisboa, para protestarem contra o encerramento dos consulados e a falta de políticas dirigidas às comunidades.

«A razão principal da concentração é o encerramento de 11 consulados portugueses no mundo, quatro dos quais em França», disse à Agência Lusa o porta-voz do colectivo de defesa dos consulados de Portugal em França, entidade que promove a manifestação.

No entanto, e de acordo com António Fonseca, os emigrantes «sentem-se abandonados» pelo governo, que apenas tem «defraudado promessas» e «nada tem feito» em prol das comunidades portuguesas.

«Até agora, os emigrantes tinham apenas direito à música pimba, agora também temos uma política pimba«, salientou o responsável para referir que a concentração no Rossio serve igualmente para criticar »o virar de costas do governo aos emigrantes«.

Além do encerramento dos consulados, os emigrantes vão também denunciar os problemas existentes com o ensino do português no estrangeiro, a falta de legislação que permite eleições no Conselho das Comunidades Portuguesas e o fim do porte-pago dos jornais regionais para o estrangeiro.

As comissões dos ex-militares no Luxemburgo e em França vão igualmente participar na concentração para reivindicarem a contagem do tempo de serviço militar para efeitos de reformas aos ex-combatentes emigrados.

Segundo António Fonseca, a concentração deverá reunir, ao longo de duas horas, cerca de 500 pessoas, a maioria residente em França, país onde o governo quer encerrar mais consulados.

António Fonseca disse ainda à Lusa que o Rossio vai transformar-se hoje »na praça da resistência«.

«Os emigrantes resistem há sete meses ao anúncio do governo com protestos. É uma luta nunca antes vista na emigração», salientou.

A emigração na Europa estará também em destaque numa conferência de imprensa que o Partido Comunista vai dar hoje de manhã na sua sede, em Lisboa.

Já depois do protesto, pelas 17:00, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, António Braga, falará aos jornalistas, no Ministério dos Negócios Estrangeiros, sobre a matéria.

No âmbito da reforma consular, o governo vai encerrar 11 consulados, criar várias estruturas consulares e despromover consulados para vice-consulados.

Em França vão encerrar os consulados de Versalhes, Nogent, Orleães e Tours.



PARTILHAR:

Investigação de dois anos

«Investigação nas áreas das energias alternativas, produtos regionais e idosos»