Provesende foi demasiado pequena para receber as centenas de pessoas que no passado fim de semana fizeram questão de visitar a aldeia vinhateira para, assim, puderem desfrutar da gastronomia típica, do vinho, do artesanato e da atuação de Herman José.

 

A aldeia vinhateira de Provesende recebeu no passado fim-de-semana, dias 29 e 30 de setembro, uma verdadeira multidão de visitantes para acompanhar a realização de mais uma edição da já sobejamente conhecida Feira do Vinho e da Vinha.

Ao longo de dois dias, Provesende organizou o seu evento anual mais caraterístico, recreando usos e costumes que marcam esta época do ano, em que as vindimas e todas as atividades relacionados com o vinho e a vinha são o ex-líbris da região.

Com um programa recheado, onde não faltou a gastronomia típica, o vinho e o artesanato, a edição deste ano da Feira do Vinho e da Vinha teve início no sábado de manhã com um percurso pedestre que contou com mais de 120 pessoas pelos Vinhedos do Douro. Já de tarde, teve lugar a inauguração do Interface à Aldeia Vinhateira de Provesende, uma obra de perfil moderno que visa melhorar a mobilidade urbana, facilitando a receção aos turistas e a todos quantos visitam a aldeia. Numa cerimónia simples, de cariz simbólico, foi assinalado este ato com o descerrar de uma placa evocativa, que visa perpetuar no tempo a conclusão de uma obra há muito ansiada pela população.  Desta ânsia deu conta o Presidente da União de Freguesias de Provesende, Gouvães do Douro e São Cristovão do Douro, José Luís Fernandes, que vê nesta obra o concretizar de um antigo desejo da população.

Na cerimónia, o Presidente do município de Sabrosa, Domingos Carvas, manifestou a sua “enorme satisfação na conclusão de mais uma obra de elevada importância, que será mais um fator de valorização turística de Provesende, que precisava de um equipamento deste género, não só para servir os habitantes locais, mas também para dar uma resposta de qualidade ao tráfego turístico que hoje em dia visita o concelho de Sabrosa”.

Em seguida, representações teatrais, música tradicional ao som de grupos de concertinas e Zés Pereiras marcaram a entrada nos lagares. À noite, foi a vez do artista Herman José subir ao palco para com muita música e humor abrilhantar o encerramento do primeiro dia de Feira.

O domingo iniciou com um concerto pelo grupo Power of Brass, seguindo-se a missa da bênção do mosto, que contou com a presença das confrarias e a participação da Roga de Provesende.

De tarde, a festa continuou com muita animação de rua, folclore e a atuação do grupo Xituma Batuke. A entrada aos lagares fez-se ao som das concertinas para gáudio dos visitantes.

De frisar, ainda, que a Feira do Vinho e da Vinha foi uma organização da União de Freguesias de Provesende, Gouvães do Douro e São Cristovão do Douro, em parceria com o Município de Sabrosa e com a Associação Sabrosa Douro XXI.

 

 Inauguração do Interface de mobilidade urbana à Aldeia Vinhateira de Provesende

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Entrega de Prémios de Mérito Escolar em Vinhais

Projeto Norte Digital dia 3 de Outubro no Brigantia Ecopark