Os municípios de Vila Pouca de Aguiar e de Ourense (Espanha) vão apresentar ao programa comunitário transfronteiriço Interreg uma candidatura que visa a promoção e a valorização de duas rochas com grande importância nas actividades económicas das suas comunidades, o granito e a ardósia.

Segundo o presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar, Domingos Dias, a sua autarquia \"tem todo o interesse na concretização deste projecto\", tendo mantido contactos \"com o alcaide Ourense no sentido de se fazer um intercâmbio comercial\", visando \" a concretização da promoção destas duas rochas em Espanha e Portugal\".

O edil tem esperança que \"a candidatura seja concretizada e aprovada, de modo a que já em 2005 seja posta em prática\".

\"Isto surgiu ao constatarmos a forte vocação comercial dos nossos empresários ligados à industria extractiva e transformadora de granito para aquela região, já que grande parte do volume dos negócios que se realizam é com empresários do sector das localidades galegas de de Vigo, Ourense, e Porriño\" sublinha Domingos Dias.

Refira-se ainda que a candidatura tem a colaboração da Associação de Desenvolvimento Regional do Alto Tâmega.

O projecto prevê a realização de certames alusivos às matérias-primas predominantes, o granito e a ardósia. Esta candidatura envolve também apoios às associações empresariais do sector existentes em ambos os municípios.

A ardósia é um rocha complementar ao granito que, depois de transformada, é muito utilizada na construção civil. A sua aplicação está em crescendo.



PARTILHAR:

Governo adia financiamento

Escavações em seis sítios