Depois do fumeiro e da carne de vitela dos Lameiros de Barroso, a Câmara Municipal de Montalegre e a Cooperativa Agrícola estão agora apostadas em promover o cabrito, um produto certificado com Indicação Geográfica Protegida (IGP). Neste sentido, amanhã e domingo estas duas entidades vão levar a cabo o II Festival Gastronómico do Cabrito de Barroso, uma iniciativa que inclui um espaço destinado à venda de carne, mas também passa pelas ementas dos restaurantes do concelho. Nos cerca de 20 estabelecimentos que aderiram à iniciativa, o cabrito vai ser o prato principal, seja assado no forno a lenha, estufado com batata cozida, ou em caldeirada.

Segundo o presidente da Câmara de Montalegre, Fernando Rodrigues, trata-se de mais um evento para atrair visitantes ao concelho, no sentido de \"reforçar\" a sua visibilidade e \"estimular\" o seu tecido económico.

Em declarações proferidas, na passada quinta-feira, na apresentação do festival na Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro do Porto, o presidente da Cooperativa Agrícola, José Justo, lembrou, por outro lado, que esta iniciativa é \"uma oportunidade para os consumidores terem acesso a um produto de qualidade\". Qualidade que, para o presidente da agremiação, resulta da alimentação destes animais, feita essencialmente à base de produtos naturais.

Previstos no programa de actividades deste certame estão ainda a realização de um raid todo o terreno e, no auditório na Cooperativa Agrícola, um colóquio sobre agricultura biológica. Estas duas iniciativas terão lugar amanhã. No domingo, a animação do festival gastronómico conta com a realização de uma chega de bois.

Pelas contas da organização, nestes dois dias deverão passar pelo concelho entre 5 a 10 mil visitantes e deverão vender-se 1.500 cabritos. No total, entre a venda de carne e as refeições, deverá ser gerada uma receita de 50 mil euros, um montante que Fernando Rodrigues não tem dúvidas em afirmar que contribui de forma \"significativa\" para o aumento do rendimento das populações residentes, desde os agricultores que produzem este cabrito aos agentes do sector da restauração e hotelaria.



PARTILHAR:

Deputado socialista quer saber quanto gastou Cesário em viagens

Dia 18 em Outeiro Seco