O circuito internacional de Montalegre apresenta, para este ano, um conjunto de eventos digno de registo. Duas provas mundiais inéditas - FIM Supermoto World Cup 2019 e Global Rallycross Championship 2019 – e um leque alargado de provas nacionais. Uma temporada em cheio que promete arrastar milhares de fãs do desporto motorizado até à capital do Barroso.

Grande ano desportivo no circuito internacional de Montalegre. Um vasto leque de eventos - nacionais e internacionais - com destaque para a estreia, na Europa, do Global Rallycross Championship (GRC) e do FIM S1 Supermoto World Cup 2019, o único evento mundial do ano em Supermoto. A somar a estes dois trunfos, o regresso do nacional de Supermoto ao circuito de Montalegre e uma inédita prova de resistência - 6 horas de Montalegre, ao estilo das "24h de Le Mans", mas em rallycross e a promessa de termos o melhor dos últimos anos no nacional de ralicross onde, por exemplo, participam carros comprados a pilotos que competiram no Mundial e no Europeu (por exemplo Super1600 do piloto Ulrik Linnenmann e SuperCar ex Liam Doran).

GRC

2019 marca o ano de arranque, na Europa, do Global Rallycross Championship. Este novo e auspicioso campeonato de rallycross sancionado pela FIA, promete trazer o rallycross de volta às suas raízes e a tudo o que os verdadeiros adeptos de rallycross gostam. Tal como em prévias estreias, Montalegre tem o privilégio de estar presente na temporada inaugural. O Global Rallycross Championship – Europe 2019 vai disputar-se em 11 corridas, com a particularidade de todos os eventos serem "double-header", ou seja, cada dia do fim de semana é um evento completo com treinos, qualificações, meias-finais e final, tanto sábado como domingo. Assim sendo, em Montalegre teremos as rondas 5 (sábado) e 6 (domingo) do campeonato, com um vencedor coroado em cada dia. A luta pelo título de campeão do GRC Europe terminará numa grande final em outubro. O GRC conta com duas classes: os clássicos GRC Supercars e a novidade exclusiva, os GRC Titans.
A classe GRC Titans será monomarca, baseada no Pantera RX6, desenvolvido pela MJP Racing. Estes carros são construídos em chassis tubular, corpo em fibra de carbono (com desenhos de carroçaria variáveis a imitar várias marcas), 4×4, motor 2.3L turbo com 750nm de binário e 530bhp. Esta será uma categoria onde se prevê uma competitividade fantástica, com performances até superiores aos Supercars atuais. Por sua vez, a GRC Supercars é uma classe onde podem participar os já conhecidos e espetaculares Supercars atuais de rallycross de todos os campeonatos FIA. Em Montalegre, além destas duas classes, o evento terá uma corrida de suporte Super1600 com pilotos portugueses e internacionais.

PILOTOS CONSAGRADOS

A lista de pilotos já anunciados para o GRC Europe 2019 conta com nomes de peso, como os irmãos Timmy e Kevin Hansen, conhecidas estrelas do rallycross mundial, o ex-piloto de F1, Alexander Wurz, o ex-campeão do GRC-USA, Toomas Heikkinen, o ex-piloto da Hyundai no Mundial de Rallies, Hayden Paddon, o campeão das 24h de Le Mans, Stephane Sarrazin, entre muitos outros. A partir de 2020, outras séries continentais GRC de todo o Mundo irão participar numa Final Mundial anual para coroar o vencedor da Global Rallycross Cup.

EUROSPORT TRANSMITE EM SINAL ABERTO

Um dos grandes trunfos do Global Rallycross Championship é a parceria estratégica com o gigante da televisão desportiva Eurosport. Todas as etapas do GRC têm transmissão televisiva, em sinal aberto, para todo o Mundo, do resumo alargado das corridas de sábado e direto das finais de domingo, através da Eurosport 1 ou 2. Terão também live stream, via internet, de todas as corridas do fim de semana através do Eurosport Player. Existirá, também, um magazine semanal do GRC emitido pela Eurosport durante a semana, após os eventos.
Nota final para referir que o Red Bull Global Rallycross Championship foi fundado em 2011 nos EUA. O primeiro vencedor do título GRC foi Tanner Foust. Ao longo dos anos, o GRC contou com vários pilotos "estrela" competindo na série como Scott Speed, Marcus Grönholm, Ken Block e Nelson Piquet Jr.


SUPERMOTO WORLD CUP

O Circuito Internacional de Montalegre tem a enorme honra e responsabilidade de receber o FIM S1 Supermoto World Cup 2019, o único evento mundial do ano em Supermoto (tal como um mundial de futebol). O cartaz reúne perto de 50 pilotos, 14 equipas, algumas de fábrica, representando mais de 14 países, coroando o Campeão do Mundo de Supermoto de 2019. A grande estrela da companhia, o francês Thomas Chareyre, já seis vezes Campeão do Mundo, estará presente em Montalegre para defender o título da feroz competição que enfrentará este ano. O Supermoto é uma fusão entre motociclismo de velocidade e motocross. As corridas acontecem em pistas com seções de alcatrão e off-road dentro do mesmo circuito, geralmente com um pequeno salto em alta velocidade e alguns saltos grandes em velocidade mais moderada; aproximadamente 70% é asfaltada e os 30% restantes são terra, uma espécie de rallycross versão motos, proporcionando um espetáculo radical, intenso, imprevisível e onde a adrenalina é uma constante.

SUPERMOTO - ORIGEM

O Supermoto tem origem na década de 70, quando apareceu o programa de televisão Wide World of Sports, do canal ABC, e teve a mais alta audiência nos Estados Unidos. Em 1979, a ABC encomendou um evento televisivo para ser incluído numa série, chamado Superbikers, cuja intenção era encontrar o melhor piloto de todas as modalidades motociclísticas. O Superbikers começou então a ser um evento anual realizado no sul da Califórnia, na Carlsbad Raceway. A combinação de asfalto e terra foi criada para procurar o melhor dos melhores entre pilotos de velocidade e off-road. Desde aí evoluiu para campeonatos oficiais continentais (S2), mundiais (S1) e Taça das Nações (S1oN), promovidos pela mais alta autoridade do desporto em motos, a FIM - Federação Internacional de Motociclismo.

PROVAS

08/09 junho | TAÇA DE PORTUGAL SUPERMOTARD
20/21 julho | TAÇA DO MUNDO SUPERMOTARD
27/28 julho | PTRX - RALICROSS DE MONTALEGRE I
10/11 agosto | GLOBAL RALLYCROSS EUROPE
10 agosto | CAMPEONATO DE PORTUGAL FPAK DE PERÍCIAS (NOTURNO)
07/08 setembro | PTRX - RALICROSS DE MONTALEGRE II
Nov./Dez. | 6 HORAS DE RALICROSS DE MONTALEGRE



PARTILHAR:

ITSector promove workshops com alunos do IPB para captar talentos

Governo quer Portugal como destino ‘must see’ para o enoturismo