O Bloco de Esquerda quer saber se o Governo vai exigir à Iberdrola a reposição da ponte pedonal entre Veral, em Boticas, e Monteiros, em Vila Pouca de Aguiar, que será afetada pelo enchimento da barragem do Alto Tâmega.

O grupo parlamentar do BE, segundo foi hoje divulgado, questionou o Ministério das Infraestruturas sobre a ponte de arame, considerando que é “fundamental que se construa uma nova ligação” e que se encontre uma “solução que vá ao encontro das exigências dos habitantes de Veral e Monteiros”, localidades do distrito de Vila Real.

As populações e autarcas do distrito de Vila Real reivindicam há vários anos a reposição da ponte pedonal sobre o rio Tâmega, que liga as aldeias de Veral (Boticas) e Monteiros (Vila Pouca de Aguiar) e que vai ser retirada devido à construção da barragem do Alto Tâmega, inserida no Sistema Eletroprodutor do Tâmega (SET), concessionado à espanhola Iberdrola.

A população promoveu um abaixo-assinado e manifestações em defesa da ligação entre as duas margens do rio Tâmega e alega que, sem a ponte, fica sem ligação aos terrenos agrícolas e que a alternativa rodoviária representa uma distância de mais de 50 quilómetros.

Nas perguntas endereçadas ao Ministério das Infraestruturas, através do parlamento, os deputados do Bloco de Esquerda querem saber se o Governo “tem conhecimento da situação” e quais as medidas que o executivo, em parceria com as autarquias, pretende “tomar para que se garanta a ligação entre as duas localidades”.

Por fim, o grupo parlamentar bloquista perguntou ainda ao Governo se vai “exigir à concessionária a construção de uma nova ponte”.

A 05 de janeiro, habitantes das duas aldeias juntaram-se numa iniciativa que teve como objetivo a defesa da ponte de arame e sensibilizar a Iberdrola e o Governo para a necessidade de encontrar uma “solução viável” para a travessia do rio Tâmega, bem como para a manutenção das relações de proximidade entre os habitantes das duas aldeias.

Os presidentes das câmaras de Boticas e Vila Pouca de Aguiar, Fernando Queiroga e Alberto Machado, respetivamente, já disseram estar disponíveis para contribuir financeiramente com meio milhão de euros, em conjunto, para a reposição da ponte pedonal entre Monteiros e Veral.

O projeto para a nova ponte apresentado pelos municípios representa um investimento global de cerca de 2,9 milhões de euros.

E, se não for construída uma alternativa, autarcas já revelaram estar dispostos a avançar para tribunal.

Os presidentes têm participado em várias reuniões com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), a quem cabe o acompanhamento deste processo, mas, apesar da insistência, nos últimos meses, a APA não deu qualquer resposta aos pedidos de esclarecimento da agência Lusa.

A barragem do Alto Tâmega é a última que falta concluir no âmbito do SET, estando já a produzir energia as barragens de Daivões e Gouvães.



PARTILHAR:

Sébastien Loeb estreia Lancia Delta Evo-e em Montalegre

Alunos de Vinhais com escola nova depois de três anos de obras