O último período de aulas deste ano letivo foi hoje marcado em Vinhais pelo regresso à principal escola deste concelho do distrito de Bragança, depois de três anos de obras de requalificação.

Com um investimento superior a 3,5 milhões de euros, a requalificação da Escola D. Afonso III está finalmente concluída e o terceiro período letivo já se iniciou na nova escola, como informou hoje a Câmara Municipal de Vinhais.

A autarquia destaca, em comunicado, que, “apesar de ser uma requalificação, é uma obra no valor de três milhões e 575 mil euros, a que se tem de acrescentar o mobiliário e o equipamento”.

Segundo explica, “este espaço tem dois edifícios completamente novos, um onde irá funcionar o 1º ciclo e outro designado pelo Edifício das Artes”.

“Todos os outros espaços foram intervencionados, de forma a que toda a comunidade educativa dispõe agora de instalações magníficas, que o concelho de Vinhais já merecia e que tornam esta escola, um exemplo ao nível das condições que um espaço como este tem que ter”, acrescenta.

Neste primeiro dia de aulas, depois das férias da Páscoa, os pais e encarregados de educação dos cerca de 500 alunos puderam acompanhar os educandos numa visita à escola.

A autarquia anunciou ainda que “brevemente esta escola terá a 'Inauguração Oficial' para melhor ainda dignificar esta obra, tão importante para o presente e para o futuro do concelho”.

O início da obra foi atrasado por falta de concorrentes nos primeiros concursos públicos e acabou por avançar no início de 2020.

A reabertura depois da requalificação já esteve prevista para o segundo período de aulas deste ano letivo, mas foi adiada por falta de alguns trabalhos, nomeadamente na parte elétrica.



PARTILHAR:

BE questiona Governo sobre reposição da ponte entre Veral e Monteiros no Tâmega

Património Agrícola Mundial faz 5 anos e Boticas lembra ameaça ao Barroso