A freguesia da Venda Nova, no concelho de Montalegre vai ser indemnizada pela EDP, em 40 mil euros, por danos causados. A empresa de electricidade esvaziou a albufeira existente na localidade, durante dois anos seguidos, quando procedia à construção de um túnel. O montante da indemnização vai servir para realizar obras de beneficiação na igreja e no cemitério local.

Venda Nova vive principalmente do turismo, a beleza da barragem atrai muitos turistas que para aí se deslocam para desfrutar da paisagem. Mas a construção do túnel de ligação das albufeiras da Venda Nova e Salamonde (Vieira do Minho), vieram retirar a beleza ao local, uma vez que a empresa esvaziou a barragem.

O Presidente da Junta de Freguesia, Jorge Silva refere que o local deixou de receber visitantes, tendo causado muitos prejuízos, essencialmente aos comerciantes da restauração. Na tentativa de remediar os danos resultantes da acção, Jorge Silva decidiu pedir uma indemnização à Administração da EDP. A mesma empresa exigiu que o dinheiro fosse utilizado para obras na igreja e cemitério.

As obras deverão iniciar-se no final do mês corrente e contemplam a construção de um muro de pedra em torno da igreja, pintura exterior do mesmo e alargamento do cemitério.



PARTILHAR:

Consulados de Reims, Bayonne e Nancy

Fundado em 14 de julho de 1920, Clube Português de São Paulo