O Agrupamento de Escolas Luciano Cordeiro, em Mirandela, foi alvo de uma avaliação externa um mês depois da morte de Leandro, o aluno que se atirou ao rio Tua, por alegadamente ser vítima de bullying.

O agrupamento registou um aumento de casos de indisciplina e insucesso escolar, o que lhe valeu nota Suficiente, na avaliação feita pela Inspecção-Geral da Educação (IGE), adiantou o Diário de Notícias.

Os pais de Leandro, o adolescente que se afogou a 2 de Março, processaram a escola por considerarem que os responsáveis não tomaram nenhuma medida para impedir que Leandro fosse agredido pelos colegas. Todavia um relatório da IGE ilibou a escola de qualquer responsabilidade.

Na avaliação externa feita pela Inspecção, que decorreu nos dias 28 a 30 de Abril, os avaliadores realçaram como pontos fracos \"a falta de eficácia das medidas implementadas para a resolução de conflitos intergrupos e de comportamentos desajustados dos alunos\", refere aquele jornal diário. No relatório disponível no site da IGE é ainda apontado como ponto fraco as notas dos alunos nos exames e provas de aferição, que são inferiores à média nacional e apresentam \"evoluções inconstantes\".

Nos últimos dois anos a escola registou um aumento de 35 para 41 processos disciplinares. Situações que a escola diz terem \"atenuantes\", nomeadamente o facto de ter \"alunos provenientes de várias instituições de acolhimento\" e \"um número significativo de estudantes etnia cigana\".

A escola acrescenta ainda o facto de estes alunos pertencerem a famílias desestruturadas, sendo que tem 39 alunos a viver em instituições de acolhimento, alguns com historial de comportamentos desviantes. No entanto, a direcção frisou que todos os casos foram sinalizados e resolvidos.

A IGE elogiou a criação do Clube de Segurança, que funcionou pela primeira vez neste ano lectivo. O clube é constituído por alunos mais velhos que se inscrevem para, diariamente, identificar e estar atentos a qualquer caso de conflito e insegurança.

O agrupamento Luciano Cordeiro é constituído por 26 estabelecimentos: 11 jardins-de-infância, 13 escolas básicas do 1.º ciclo, uma escola com 1.º ciclo e jardim-de-infância e uma com 2.º e 3.º ciclos.



PARTILHAR:

Festival Intercéltico de Sendim

Menos 215 mil portugueses saíram do país para emigrar em cinco anos