A Associação do Corço Português foi criada em Murça, quer estudar as populações portuguesas deste animal e vai debruçar-se sobre a sua conservação e exercício regulado da caça, foi hoje anunciado.

A organização tem sede em Murça, no distrito de Vila Real, e vai ter uma atuação de âmbito nacional e também transfronteiriça, trabalhando em conjunto com a congénere Associação do Corço Espanhol  (La Asociación del Corzo Español).

Em comunicado foi referido que a Associação do Corço Português tem por “objeto o conhecimento e o estudo das populações portuguesas de corço, designadamente quanto ao seu habitat, à conservação e manutenção dos respetivos equilíbrios nos espaços rurais e florestais”.

Visa ainda a “melhoria da sua gestão, o exercício regulado da sua caça, o seu desenvolvimento sustentável no mundo rural e a potenciação dos benefícios económicos para as populações rurais decorrentes da sua caça sustentável”.

“Trabalhar a caça maior deve ser visto como um produto turístico de elevado potencial económico para os territórios rurais. Pretende-se que o turismo cinegético seja uma atividade importante na revitalização das comunidades, como rendimento principal ou de complemento a outras atividades tradicionais”, referiu a organização.

A associação envolve “pessoas de todas as regiões do país”, relacionadas com a atividade cinegética e ligadas à investigação e ao estudo do corço.



PARTILHAR:

Projeto “Palavras Cruzadas” une música, dança e teatro ao património transmontano

CHEGA considera que proibição de eventos penaliza população transmontana