Após 12 anos de espera e de muita burocracia, está oficialmente aberta a exploração de ferro no concelho de Torre de Moncorvo.

O projeto vai durar 60 anos, durante os quais serão criados até 140 postos de trabalho e investidos 520 milhões de euros.

A empresa britânica Aethel Mining, que detém a concessão comprada, o ano passado, à MTI-Ferro de Moncorvo, marcou o arranque, ontem sexta-feira 13 de Março 2020, com a administradora Aba Schubert a partir uma rocha com um martelo, no lugar da Mua, no Carvalhal e com uma sessão de esclarecimento à população.

Nos próximos tempos os trabalhos vão consistir na abertura de acessos e outros preparativos para depois começar a sair minério naquela zona da União de Freguesias de Felgar e Souto da Velha.

O consultor da empresa, Carlos Guerra, no final da apresentação de ontem à tarde, explicou o projeto das minas de Moncorvo que, após 12 anos desde o início do processo, começa a ser implementado:

O presidente da Câmara de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves, espera que este projeto ajude a resolver o problema demográfico que a região enfrenta e, por isso, ontem foi um dia importante:

Após 12 anos de espera e de muita burocracia, está oficialmente aberta a exploração de ferro no concelho de Torre de Moncorvo. O projeto vai durar 60 anos, durante os quais serão criados até 140 postos de trabalho e investidos 520 milhões de euros.

Por causas alheias ao Município de Torre de Moncorvo a sessão de apresentação do projeto de reativação das minas de ferro do Carvalhal, Torre de Moncorvo, com a presença do Sr. Primeiro Ministro será adiada para nova data a agendar.

Na foto Aba Shubert parte pedra com martelo e dá por iniciada a exploração da mina

Foto: TMC, texto: Rádio Ansiães 

 

Veja a Reportagem sobre a saga das Minas de Ferro de Moncorvo



PARTILHAR:

Proteção Civil distrital pede fecho das fronteiras de Bragança

Alijó limita horário de funcionamento de restaurantes e bares