A Declaração de Impacto Ambiental (DIA) para a construção da ligação rodoviária entre Vimioso e Carção, numa extensão de três quilómetros, foi “aprovada com condicionantes", disse hoje à Lusa o presidente da Câmara.

"A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) aprovou a DIA com condicionantes para a ligação Vimioso-Carção. Eu não conheço nenhuma DIA que não tivesse condicionantes. O que temos a registar, em primeiro lugar, é uma satisfação enorme, porque isto permite imediatamente avançar para o projeto de execução, mesmo com essas condicionantes", disse à Lusa o presidente da Câmara de Vimioso, Jorge Fidalgo.

Segundo o autarca, a futura ligação rodoviária da Estrada Nacional (EN) EN218, com três quilómetros de extensão, inclui uma ponte sobre o rio Maçãs com uma altura de 130 metros e respetivos acessos, e ronda os 20 milhões de euros, permitindo ligar o concelho de Vimioso à Autoestrada Transmontana (A4) e à capital de distrito, Bragança.

"Para já, não são as questões ambientais que vão obstaculizar a elaboração do projeto de execução da obra. Trata-se de uma excelente notícia, não só para o concelho de Vimioso, em particular, mas igualmente para todo o distrito de Bragança", vincou o autarca social-democrata.

O concelho de Vimioso já reclama uma ligação "segura e rápida" com a capital de distrito pelo menos desde os finais da década de 80 do século XX, numa via que pode servir igualmente os concelhos de Mogadouro, Miranda do Douro e Freixo de Espada à Cinta.

"Nunca tínhamos conseguido chegar a esta fase, ou seja, a aprovação da DIA, mesmo com as tais condicionantes. Agora nada é impeditivo de avançar com a obra", sublinhou Jorge Fidalgo.

Para o autarca de Vimioso, isto é a resolução de uma injustiça que já leva algumas décadas e que vai permitir um melhor desenvolvimento do concelho a vários níveis, a melhorias das ligações viárias neste território.

"Estou convencido que a Infraestruturas de Portugal (IP) mandará o projetista avançar com o projeto de execução, que terá de ser novamente analisado para ver se corresponde as condicionantes que são apontadas na DIA. A partir daqui, é só avançar com a obra e haver vontade política para o efeito. A fase mais exigente está ultrapassada", disse Jorge Fidalgo.

O autarca prevê que até meados de 2020 o projeto de execução esteja "completamente aprovado", para que o próximo governo possa "ainda durante o ano de 2020 lançar o concurso da empreitada".

Atualmente, o percurso que liga Vimioso a Bragança pela EN218 é sinuoso.



PARTILHAR:

Dois feridos, um deles com queimaduras, no fogo de Alijó, Vila Real

PSD acusa câmara de ter "abandonado" aeródromo de Vila Real