Foi criada ontem, em Torre de Moncorvo, uma associação que aposta na reabilitação do comércio do centro histórico e nos produtos tradicionais. A UAC quer dinamizar o turismo tendo também em mente as paisagens proporcionadas pelas amendoeiras em flor.

O comércio do centro histórico de Torre de Moncorvo tem, desde ontem, uma nova associação que aposta na reabilitação realizada e nos produtos tradicionais para atrair visitantes a um dos concelhos mais turísticos do Nordeste Transmontano.

A Unidade de Acompanhamento e Coordenação (UAC), que resultou de uma parceria entre a autarquia e a associação de comerciantes locais, pretende tirar partido dos melhoramentos realizados no centro histórico da vila, no âmbito dos programas de modernização do comércio tradicional, Procom e Urbcom.

Segundo Luís Oliveira, responsável da UAC, 25 estabelecimentos comerciais remodelaram-se e modernizaram-se com o apoio dos dois programas. O propósito da UAC é valorizar o investimento promovendo acções articuladas de promoção e dinamização daquela zona, tornando o comércio tradicional mais competitivo. A UAC vai prestar consultadoria, desenvolver acções nas áreas da higiene alimentar e de valorização da gastronomia regional.

Nas acções previstas incluiu-se a promoção do concelho no exterior, a partir de atractivos já conhecidos do turismo, nomeadamente a amêndoa, o produto mais emblemático deste concelho.
A formalização da associação coincide com a Festa das Amendoeiras em Flor, que todos os anos atraem milhares de turistas a esta zona ribeirinha do rio Douro. Para além do espectáculo natural das paisagens floridas, a amêndoa é também um produto com peso na economia regional e na gastronomia, em que se destaca a doçaria.

A UAC vai investir 121 mil euros neste projecto de promoção e dinamização, apoiada financeiramente em 75 por cento a fundo perdido pelos programas de modernização do comércio tradicional. Na vila decorre, desde ontem e até domingo, a IV Feira dos Produtos da Terra, integrada no programa das amendoeiras em flor.



PARTILHAR:

Pais do Cachão boicotaram aulas

Ladrão estava encapuzado