O Alto Tâmega e Barroso homenageou hoje o padre António Fontes por todo o trabalho de uma vida que pôs ao serviço da região, divulgando as suas paisagens, usos, costumes e tradições, segundo foi anunciado.

António Lourenço Fontes que integra, a partir de hoje a rede de embaixadores da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso, disse que fez o que pôde pela região.

A cerimónia realizou-se em Pedras Salgadas, concelho de Vila Pouca de Aguiar, distrito de Vila Real, e inseriu-se no fórum “Turismo, sustentabilidade e crescimento do Interior”.

Ao longo dos anos, o sacerdote que ficou conhecido pelo Congresso de Medicina Popular de Vilar de Perdizes ou as sextas-feiras 13, em Montalegre, percorreu o país inteiro com “a caixa de slides” carregados das paisagens do Alto Tâmega, as suas tradições e histórias.

“Chegou a ser mais conhecido o padre do que a região e depois, atrás do padre, vieram conhecer a região”, afirmou aos jornalistas António Fontes, com 83 anos.

Nasceu na localidade de Cambezes do Rio, concelho de Montalegre, ganhou protagonismo por impulsionar o Congresso de Medicina Popular de Vilar de Perdizes, é ainda um dos rostos da sexta-feira 13 e é um defensor das plantas medicinais.

É padre, escritor, hoteleiro, é um estudioso das plantas e ervas, emprestou o nome ao Ecomuseu e o seu nome também já é marca de vinho.

O congresso de Vilar de Perdizes realiza-se desde 1983 e despertou a curiosidade pública para esta aldeia e para o padre que transformou o misticismo numa atração turística de Montalegre. Foi precisamente a junção do sagrado e do profano protagonizado por um padre que deu mais-valia e chamariz ao congresso.

A presidente da Câmara de Montalegre, Fátima Fernandes, afirmou que o “verdadeiro embaixador é o padre Fontes” por “todo o trabalho de uma vida que pôs ao serviço de toda esta região do Alto Tâmega e Barroso, de Trás-os-Montes e ainda de um certo Portugal interior”

A autarca salientou que, desde sempre, o sacerdote “fez a apologia e a difusão de toda a região, da sua identidade, usos e costumes”, estudando “todo o território”.

“O padre Fontes é este homem visionário desde sempre, cheio de carisma, que utiliza a sua própria imagem, e o reconhecimento no país e no estrangeiro, colocando-a ao serviço desta região”, afirmou.


E, segundo o presidente da CIMAT e da Câmara de Vila Pouca de Aguiar, Alberto Machado, todo o percurso de vida do sacerdote “se alinha com o objetivo da rede de embaixadores do Alto Tâmega e Barroso”.

O autarca afirmou que o padre Fontes “já era o embaixador” de toda esta região, porque que “soube promover realmente aquilo que tem de diferente”, considerando que a homenagem ao sacerdote devia ser “de âmbito nacional”.

“É o reconhecimento devido”, frisou Alberto Machado.

António Fontes torna-se no terceiro a integrar esta rede, a seguir ao selecionador nacional de futsal, Jorge Braz, e à Orquestra de Sopros da Academia de Artes de Chaves.

A CIMAT agrega os municípios de Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar.






PARTILHAR:

A4 reaberta sem restrições na zona de Vila Real

Fórum “Turismo, sustentabilidade e crescimento do Interior”.