Bragança e Vila Real têm mais eleitores do que habitantes. Uma situação verificada em todos os concelhos destes dois distritos de Trás-os-Montes e Alto Douro.

De acordo com a última actualização dos cadernos eleitorais, divulgada pela Direcção-Geral da Administração Interna (DGAI) em Julho e citada pela Lusa, existem mais de 9,3 milhões eleitores portugueses nos cadernos nacionais.

Mas este número não é verdadeiro porque só existem 8,6 milhões de portugueses maiores de idade, segundo as estimativas de 2008 do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Nos distritos de Bragança e Vila Real, a situação ganha outros contornos, já que todos os concelhos têm mais eleitores inscritos nos cadernos eleitorais do que propriamente população.

Nas eleições europeias, Portugal registou 63,5 por cento de abstenção, um número que na realidade é sete pontos mais baixo porque existem 650 mil eleitores que já morreram ou não residem em Portugal.

Em resposta à Lusa, a DGAI rejeitou qualquer responsabilidade, salientando que os dados do recenseamento são \"actuais e consolidados\" com base na informação obtida automaticamente nos sistemas de identificação civil, incluindo do cartão de cidadão.

A DGAI diz ainda que a reforma do recenseamento eleitoral retirou da \"clandestinidade eleitoral\" mais de 300 mil de cidadãos jovens eleitores que nunca haviam estado recenseados.

A Comissão Nacional de Eleições não quis fazer qualquer comentário em relação a este assunto.



PARTILHAR:

«Avultados» prejuízos

Oitenta pessoas envolvidas