Chamam-lhe «tapete de granito» porque está na porta de entrada da quinta edição da Feira do Granito de Vila Pouca de Aguiar, que, de hoje a domingo, está patente ao público, junto ao pavilhão gimnodesportivo do Dr. Francisco Gomes da Costa.

A verdade é que cinco calceteiros da Câmara suaram as estopinhas, durante uma semana, para concretizar um gigante quadrado com paralelepípedos , com cinco centímetros de aresta, em granito, \"riqueza do concelho\" que agora pode merecer candidatura ao Guinness, caso se consiga provar que é o \"maior tapete em granito do mundo\".

O quadrado, que conjuga três espécies de granito certificado (real, amarelo real e cinzento real), pesa várias toneladas e tem, gravada, a frase \"capital do granito\", desígnio que a Câmara reclama para o concelho. Com dez metros de comprimento e seis de largura, o \"tapete\", que cobre parte do passeio, foi uma ideia da Câmara de Vila Pouca de Aguiar, que, pela voz do seu presidente, Domingos Dias, \"poderá ser o maior do mundo, poderá merecer candidatura ao Guinness, mas, o que é importante, serve para divulgar a principal riqueza do concelho\". A indústria de exploração e de transformação de granito emprega, no município, cerca de três mil pessoas.

Visto já como um \"ex-líbris\", o quadrado em granito servirá, por ora, como ponto de atracção para a feira, que pretende ser também uma festa, onde são esperados 50 mil visitantes. Para além da promoção do granito, e do concelho propriamente dito, o certame tem programados vários espectáculos de circo, musicais e pirotécnicos, bem como provas desportivas. Prevista está, também e para amanhã, a realização das primeiras Jornadas do Granito, que têm como pontos de discussão a recuperação ambiental e paisagística das pedreiras.



PARTILHAR:

Sector vitivinícola europeu

«Festival Internacional Douro/ Duero 2006, Vinus Durii»