A cerimónia oficial de abertura da celebração dos 50 anos da presença portuguesa no Canadá vai ter a presença do secretário de Estado das Comunidades, José Cesário.
A cerimónia vai ter lugar na Câmara Municipal de Toronto, segunda-feira, esperando-se designadamente uma grande concentração dos pioneiros portugueses que ainda vivem.

Anteriormente, aquele membro do Governo Português visitará a cidade de Vancouver, onde vivem cerca de 7.000 portugueses, o que, juntamente com os cerca de 3.000 da capital da Columbia Britânica, Victoria, dá uma dezena de milhar de portugueses e luso-descendentes. Esta comunidade é capaz de ser, a seguir a Toronto e Montreal, a mais antiga do Canadá, aqui estando há cerca de 40 a 50 anos.

Kittimat, uma outra cidade do Oeste, terá cerca de 5 000 portugueses a trabalhar, na sua maioria, nas fábricas da \"Alcan\".

Durante a sua permanência em Vancouver, onde chegou ontem, quinta-feira, ido de Caracas, José Cesário fez uma visita à Associação do Divino Espírito Santo, em Surrey, onde uma comunidade fortemente marcada pelos portugueses de origem açoriana, organizam as Festas do Espírito Santo.

De momento, o Consulado-Geral de Vancouver está oficialmente entregue a João Abreu Laranjeira, que está ainda na África do Sul. só devendo chegar à cidade em meados de Março. O secretário de estado, que tinha agendado uma visita àquele posto, hoje, sexta-feira, vai ter ocasião de se encontrar com os funcionários ali a trabalhar. O Clube Português de Vancouver vai oferecer um almoço a Cesário, que contactará assim com a comunidade portuguesa residente. É das associações portuguesas mais antigas do Canadá.

A presença dos Portugueses no Oeste canadiano vai ser assinalada com uma praça em Parque canadiano, visitado também.

Sexta-feira à noite, a Igreja Portuguesa de Vancouver oferece um jantar ao secretário de Estado, que aproveitará a oportunidade para oferecer \"kits\" escolares à Escola Portuguesa local.

A partida para Toronto far-se-á no sábado pela manhã. José Cesário deslocar-se-á, logo a seguir a sua chegada ao aeroporto, para Kingston, onde às 8 horas da noite terá um encontro com a comunidade portuguesa na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, ali fazendo entrega de kits escolares.

NO DOMINGO, NA CASA DAS BEIRAS, NO FIRST E NA CASA DO ALENTEJO

No domingo, José Cesário terá um almoço na Casa das Beiras de Toronto. Às 3 horas da tarde, está prevista a entrega de \"kits\" escolares às escolas portuguesas, em cerimónia que vai decorrer no salão do First Portuguese, a primeira associação portuguesa do Ontario, que teve também a primeira escola de Português no Canadá.

Às 4 horas da tarde, haverá uma sessão pública e contacto com dirigentes associativos e outros membros da comunidade, na Casa do Alentejo, em colaboração com a ACAPO. Em princípio, haverá ali a entrega de medalhas de mérito das comunidades, entregues a entidades que se distinguiram especialmente no trabalho voluntário.

Na segunda-feira, José Cesário tem marcado um almoço de trabalho na CNE (Liberty Grand) com o vereador Mário Silva.

Às 6 horas da tarde, haverá então a recepção/inauguração das comemorações do 50.º aniversário da emigração portuguesa para o Canadá.

José Cesário visitará ainda Montreal e Canadá, regressando a Lisboa na sexta-feira.



PARTILHAR:

A azeitona «está no chão e a apodrecer»

Veiga de Lila