As comemorações os 170 anos do Concelho de Sabrosa iniciaram-se com uma reflexão conjunta, para elaborar um documento de trabalho sobre a Estratégia de Desenvolvimento, onde participaram, para além do Presidente da Câmara, o Governador Civil de Vila Real, representantes dos vários partidos políticos com assento na Assembleia Municipal e grandes especialistas em desenvolvimento regional e local: os Professores Doutores Artur Cristóvão, Luís Ramos, Chris Gerry e Alberto Baptista.

O Presidente da Câmara, José Marques, apresentou um documento onde se abordavam os problemas e fraquezas do Concelho, analisando-se por outro lado as mais valias Culturais, Turísticas e Económicas sobre as quais Sabrosa poderá e deverá apoiar a sua Estratégia de Desenvolvimento.

Enunciaram-se ainda algumas das infra-estruturas, com especial incidência na oferta Turística, nas quais o Município deverá apostar e para conseguir uma valorização de excelência a nível Nacional e Internacional. A imagem de Fernão de Magalhães é assumida pelo Presidente como uma marca com grande projecção internacional e de enorme valor para todo o Concelho, devendo por isso ser inserida numa estratégia de comunicação, imagem e oferta turística de qualidade.

A este propósito foi também apresentada a proposta para o novo logótipo do Município, que tendo em conta os vários elementos diferenciadores, dá uma imagem de um Concelho moderno e vivo onde é convidativo investir.

Depois do seminário houve uma Missa Solene de Acção de Graças presidida por Sua Excelência Reverendíssima, o Senhor Bispo da Diocese de Vila Real, tendo-se as celebrações finalizado no Edifício dos Paços do Concelho com a actuação da Banda de Música de Sabrosa e do Grupo de Teatro Filandorra que encenou uma leitura do Decreto de D. Maria II que Instaurou o Concelho de Sabrosa.

Depois, todos os presentes cantaram os parabéns ao som da Banda e comeram bolo de aniversário feito com massa de cavacas altas (um doce local típico) e acompanhado com um óptimo Vinho do Porto oferecido pela Adega Cooperativa de Sabrosa.



PARTILHAR:

Transito interrompido

Autarquia sem verbas