O presidente da Câmara de Santa Marta de Penaguião, Francisco Ribeiro, afirma não ter condições nem verbas para suportar o funcionamento da linha ferroviária do Corgo, sem o apoio da Administração Central.

A reacção do autarca surgiu na sequência da sugestão da secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, para que as câmaras de Vila Real, Régua e Santa Marta de Penaguião procurassem assegurar o tráfego nas linhas ferroviárias secundárias com pouca procura, através de uma actuação conjunta das autarquias, com entidades privadas, a CP e a Rede Ferroviária Nacional (REFER). Dentro das linhas consideradas secundárias inclui-se a ligação do Corgo.

Em Santa Marta de Penaguião, a via ferroviária em questão é extremamente importante para a freguesia de Alvações do Corgo, uma vez que o comboio é o único transporte público da população nesta localidade.

As ruas estreitas da freguesia não permitem a circulação de autocarros, de maneira que o transporte é utilizado pela população em geral, sobretudo por estudantes que vão para a Régua e Vila Real. O autarca não compreende a proposta, face aos cortes orçamentais do Governo.



PARTILHAR:

170 Anos do Concelho

Rastreadas 8926