Nesta sua passagem por Sabrosa, o Ministro da Cultura visitou ainda a Exposição Magalhães, visualizou a casa onde nasceu Miguel Torga em S. Martinho de Anta, e não deixou de salientar o fato do concelho possuir obras dos arquitetos Eduardo Souto de Moura e Álvaro Siza Vieira, ambos galardoados pelos Prémios Pritzker, uma espécie de prémio Nobel da arquitetura.

O Ministro da Cultura, Dr. João Soares efetuou durante a manhã de segunda-feira, dia 21 de Março, um pequeno périplo cultural em Sabrosa centrado nas figuras de Miguel Torga e Fernão de Magalhães.

O ponto alto desta sua primeira visita ao concelho ocorreu no Espaço Miguel Torga em S. Martinho de Anta, onde foi recebido pelo senhor Presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, Dr. José Marques, seguindo-se depois uma reunião de trabalho.

Na altura, o membro do Governo elogiou os projetos multiculturais do Município alusivos a Torga e Magalhães enaltecendo o “mérito do Presidente da Câmara pela ação desenvolvida”, na prossecução de ambos, e confessou que ficou “deslumbrado” com o que viu no Espaço Torga. “É um importante equipamento cultural cujo papel ultrapassa a dimensão local e evocativo de um homem que marcou a cultura portuguesa do séc.XX. Este é um projeto exemplar para o País, pois com tão poucos recursos, se está a fazer muito”, sublinhou.

O Dr. João Soares prometeu a cooperação do Governo e dos seus serviços descentralizados para os projetos culturais em curso e deixou uma mensagem de esperança assente numa colaboração mais estreita com a Câmara de Sabrosa, numa lógica de proximidade com os autarcas que o Governa perfilha.

O Presidente da Câmara de Sabrosa, Dr. José Marques congratulou-se com esta atitude tão louvável de o Governo vir de facto ao território “sentir” os problemas e considerou a visita do Ministro da Cultura como uma atitude de reconhecida disponibilidade, e de interesse para com Sabrosa e para a sua dimensão cultural e agradeceu os elogios. “ A sua vinda faz parte de uma estratégia traçada pelo executivo na afirmação, promoção e valorização dos nossos equipamentos e projetos culturais. Naturalmente que nesta caminhada, queremos contar com a parceria privilegiada do Governo e portanto fiquei sensibilizado pela atenção dispensada pelo senhor Ministro naquilo que lhe foi transmitido”.



PARTILHAR:

II Taça de Portugal de Slalom em Canoagem

Nacional MX arrancou em Freixo pelo sexto ano consecutivo