Douro conquista sete prémios “grande ouro”, o Dão seis, o Alentejo cinco, o Tejo quatro, os Verdes três e Trás-os-Montes também três.

As regiões demarcadas do Douro, Dão e Alentejo foram as mais distinguidas com medalhas Grande Ouro, na cerimónia de entrega de prémios do concurso Vinhos de Portugal, realizada na sexta-feira à noite, no Convento do Beato, em Lisboa, informou a organização.

A região do Douro foi a que recebeu mais medalhas Grande Ouro do juri, com sete galardões, seguindo-se a do Dão, com seis, e a do Alentejo, com cinco.

Na cerimónia, que contou com a presença do ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, e do secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, foram atribuídas 369 medalhas, das quais 36 na categoria de Grande Ouro, 126 de Ouro e 207 de prata, refere um comunicado da organização, enviado à agência Lusa.

Os grandes prémios do Concurso Vinhos de Portugal, que distinguem os melhores entre os 369 premiados, foram distribuídos pelas regiões Porto e Douro, Alentejo, Vinhos Verdes, Tejo, Beira Atlântico e Minho:

· "O Melhor do Ano"

Touriga Nacional Tinto (2015) | Denominação de Origem Protegida (DOP) Douro | Produtor: Quinta do Crasto, S.A

· "O Melhor do Ano Licoroso"

DR Porto 30 Anos | DOP Licoroso Porto | Produtor: Agri-Roncão Vinícola Lda.

· "O Melhor do Ano Varietal Tinto"

Touriga Nacional Tinto (2015) | DOP Douro | Produtor: Quinta do Crasto, S.A.

· "O Melhor do Ano Branco Especial"

Falcoaria Late Harvest (2014) | DOP do Tejo | Produtor: Casal Branco Sociedade de Vinhos S.A.

· "O Melhor do Ano Varietal Branco"

Alvarinho Deu La Deu Premium (2015) | DOP Vinhos Verdes | Produtor: Adega Cooperativa e Regional de Monção, CRL

· "O Melhor do Ano Varietal Branco"

Aveleda Reserva da Família Alvarinho (2016) | Indicação Geográfica Protegida (IGP) Minho | Produtor: Aveleda, S.A.

· "O Melhor do Ano Vinho Tinto"

Passadouro Reserva Tinto (2015) | DOP Douro | Produtor: Quinta do Passadouro Sociedade Agrícola Lda

· "O Melhor do Ano Vinho Branco"

Private Selection Branco (2016) | IGP Alentejano | Produtor: Esporão Vendas & Marketing

· "O Melhor do Ano Espumante"

Flutt Branco Espumante (2015) | IGP Beira Atlântico | Produtor: PositiveWine Lda.

Cento e sessenta jurados, portugueses e estrangeiros, avaliaram 1.307 vinhos, produzidos por 372 agentes económicos.

Todas as regiões vitivinícolas foram premiadas.

No final da cerimónia, o presidente da ViniPortugal, Jorge Monteiro, fez um balanço positivo da edição 2018 do Concurso Vinhos de Portugal, considerando que a inbiciativa "constitui uma oportunidade de excelência para a promoção da marca Vinhos de Portugal/Wines of Portugal".

À semelhança das edições anteriores, o Concurso Vinhos de Portugal 2018 teve uma primeira fase, realizada no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), em Santarém, na qual cada vinho foi apreciado em prova cega por um júri composto por especialistas em vinhos nacionais e internacionais, entre enólogos, jornalistas e outras entidades ligadas ao vinho.

Com base nas escolhas feitas na 1.ª fase do Concurso, o Grande Júri, composto por John Szabo MS (Canadá), Evan Goldstein (EUA), Dirceu Vianna Junior MW (Brasil e Reino Unido), Andrés Rosberg, presidente da ASI (International Sommelier Association) e por Luís Lopes, presidente do Concurso, e Bento Amaral em representação de Portugal, escolheram os grandes vencedores do Concurso Vinhos de Portugal, atribuindo as medalhas Grande Ouro e os Melhores do Ano.

O Concurso Vinhos de Portugal é uma iniciativa da ViniPortugal que pretende ser um ponto de encontro e de troca de experiências entre produtores e especialistas de todo o mundo, reafirmando a aposta na produção nacional de vinho de qualidade com o intuito de se afirmarem enquanto produtos de excelência nos mercados de exportação, refere a organização.

Nesse sentido, os vinhos distinguidos com as Medalhas Grande Ouro e Ouro no Concurso Vinhos de Portugal terão presença garantida em eventos internacionais de excelência a realizar em 2018, como a ProWine Shanghai, Romantic Encounter do Japão, o Campus Hamburgo e as Provas de Varsóvia, Luanda, Zurique, Nova Iorque e Oslo e ainda para momentos de degustação ao longo do ano no Museu La Cité du Vin.

A ViniPortugal é a associação interprofissional para a promoção internacional dos Vinhos de Portugal e tem como missão promover a imagem de Portugal enquanto produtor de vinhos por excelência, valorizando a marca "Vinhos de Portugal/Wines of Portugal".



PARTILHAR:

Ministro defende maior coesão territorial ao nível do ensino superior

Movimento pelo Interior quer transferir pelo menos 2500 funcionário públicos