A Assembleia Municipal de Vinhais, no distrito de Bragança, aprovou uma moção a exigir ao Governo a inclusão da ligação transfronteiriça Macedo de Cavaleiro-Vinhais-Gudiña (na Galiza, Espanha) no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), informou hoje a Câmara.

Na moção aprovada por unanimidade na última sessão do órgão autárquico, os eleitos locais do município liderado pelo PS argumentam que “a não inclusão desta ligação se traduzirá numa condenação ao desenvolvimento económico e social dos concelhos de Vinhais e Macedo de Cavaleiros e da própria região”.

A exposição dirigida ao Governo alerta para a “estagnação económica da região, acentuando as assimetrias regionais” como consequência da “ausência de redes de comunicação, nomeadamente a ligação a vias rápidas internacionais”, como é o caso da estação do comboio de alta velocidade espanhol (AVE) Portas da Galiza.

“Esta ligação é considerada fundamental para o desenvolvimento regional e consequentemente do concelho de Vinhais”, reitera a moção que tem “como objetivo reivindicar a inclusão da referida ligação no PRR, em defesa do desenvolvimento económico e social desta região e do concelho” de Vinhais.

A proposta do Governo para o PRR foi considerada recentemente pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Terras de Trás-os-Montes “um atentado” à região por deixar de fora as necessidade e pretensões deste território.

A Comunidade Intermunicipal, que representa nove dos 12 municípios do distrito de Bragança, considerou que “basta olhar para o que está previsto no mapa dos investimentos na ferrovia, defendida como um investimento de futuro para o desenvolvimento do país”, e que exclui “os distritos de Bragança e Vila Real, os únicos (do país) sem investimentos previstos neste campo”.

A CIM clarificou que de todos os investimentos que reivindicou “apenas dois são contemplados”: as ligações rodoviárias Vinhais-Bragança e de Bragança à Puebla de Sanábria.

A representante dos municípios aponta “o caso mais flagrante” do concelho de Vimioso, “cuja ligação rodoviária a Bragança, apesar de prometida e com projeto praticamente concluído, não consta, temendo-se, agora, que as anunciadas promessas de concretização desta obra não passem disso mesmo”.

Caso semelhante é o de outra estrada, a ligação do Itinerário Complementar 5 (IC5) de Miranda do Douro a Espanha que, apesar de ser um dos projetos assumidos como prioritários e acordados entre Portugal e Espanha, durante a última Cimeira Ibérica, não aparece no PRR, embora conste da Estratégia Ibérica comum aprovada pelos governos de Portugal e Espanha.

Os autarcas não entendem a exclusão das Terras de Trás-os-Montes do PRR e contestam este documento, reivindicando que os investimentos, há muito reclamados pelo território, sejam incluídos no PRR”.

Entre os investimentos reclamados encontram-se o Aeroporto Regional de Trás-os-Montes (Bragança), a ligação Macedo-Vinhais-Gudiña, a implementação da rede de fibra ótica em toda a região e cobertura total da rede 5G.

O PRR de Portugal elenca 36 reformas e 77 investimentos nas áreas sociais, climática e de digitalização, num total de 13,9 mil milhões de euros em subvenções.

Foto: AP



PARTILHAR:

Autarca de Bragança “estupefacto” com decisão “precipitada” do PSD

Detido pouco depois de assaltar loja de têxteis