Vinhais vai apresentar-se, já no próximo Verão, com uma nova cara aos turistas e aos cidadãos que nessa altura regressam à terra natal.

A Câmara Municipal de Vinhais (CMV) está a executar um conjunto de obras que incidem em espaços emblemáticos daquela localidade, como o Largo do Arrabalde, ou o centro histórico da vila, entre outros locais.

Deste modo, os visitantes poderão usufruir do Parque Biológico de Vinhais, orçado em 960 mil euros, ou do Centro Rural de Inovação Educativa, em Rios de Fornos, que representa um investimento de cerca de 318 mil euros, está em fase de conclusão. Esta obra integra um albergue com capacidade para 50 pessoas, funcionando, assim, como complemento para o Parque de Campismo do Parque Biológico.

Por outro lado, o Parque Natural de Montesinho vai contar, até ao final do ano, com um Centro de Interpretação da Natureza, instalado na Casa da Vila. A obra, orçada em cerca de 341 mil euros, já foi adjudicada, após a celebração de um protocolo entre o Ministério do Ambiente e a CMV.

Já a remodelação dos passeios e iluminação da rua principal de Vinhais, orçada em cerca de 150 mil euros, deverá estar concluída no início do próximo Verão.

Centro Histórico de Vinhais vai apresentar novos espaços dedicados à cultura e lazer

A requalificação do Centro Histórico da vila, que representa um investimento de 567 mil euros, também já se encontra em fase de conclusão.

No próximo mês de Maio, a Casa da Música será inaugurada, após a concretização de um investimento de 75 mil euros. A funcionar no antigo edifício da Câmara Municipal e Cadeia, aquele espaço vai acolher, também, a Escola Municipal de Música e uma sala de espectáculos.

Outro dos equipamentos em curso é o Solar dos Condes de Vinhais que vai receber o Centro Cultural. Encontra-se na primeira fase de reestruturação que tem um custo de cerca de 91 mil euros.

Já o Largo do Arrabalde, situado na principal entrada da vila concentra a maior parte dos serviços da localidade, pois está a ser intervencionado ao nível da renovação do jardim, zonas de descanso, fontes, estando prevista a colocação de uma escultura do artista Carlos Barreira, com o nome \"Pedra Bolideira XXV\". Trata-se de uma obra que representa um investimento de 479.509 euros.

Outra das obras emblemáticas são a construção do Parque de Estacionamento, orçada em 268 mil euros, a Praça do Município, que tem o custo de 481 mil euros, e o Parque Verde de Desporto e Lazer, que representa um investimento de 416 mil euros. Estas três intervenções já se encontram em fase adiantada de construção.



PARTILHAR:

Unidade terá maternidade com capacidade de 1500 partos por ano

Rodo em Godim