A Câmara de Vinhais vai ajudar as famílias carenciadas deste concelho do distrito de Bragança a pagarem até metade da renda, no âmbito de novas medidas de apoio à habitação, informou hoje o município.

A autarquia presidida por Luís Fernandes criou esta medida no âmbito de alterações ao regulamento de apoio a estratos sociais mais desfavorecidos, que contemplam também um aumento do financiamento municipal de melhorias em habitações sem condições.

Para o autarca local, "o desenvolvimento social de uma comunidade reflete-se no reconhecimento da cidadania social e da igualdade de direitos dos seus cidadãos, por parte das instituições que a tutelam" e "as autarquias locais, assumem um papel importante nestes processos".

As autarquias locais são as mais próximas dos cidadãos e, por isso, Vinhais entende que tem "maiores responsabilidades na criação de medidas adequadas às necessidades das populações locais, para que os direitos sociais sejam assegurados de forma justa e eficiente".

Neste sentido, o presidente "propôs a alteração do regulamento de apoio aos estratos sociais mais desfavorecidos para assim, ajudar a superar as dificuldades económicas e sociais sentidas por famílias que, em dado momento da sua vida e por circunstâncias várias, se encontram em situação de carência".

A novidade desta alteração ao regulamento é o que a autarquia entende como "um apoio fundamental que diz respeito ao arrendamento habitacional".

Este apoio traduz-se numa comparticipação financeira municipal, que pode chegar aos "50 % do valor da renda mensal do beneficiário".

Outra alteração ao regulamento destina-se ao apoio financeiro que a câmara já dá para a melhoria habitacional e que passa agora de "um máximo de 4 mil euros para 7 mil euros".

Este regulamento municipal contempla ainda a prestação de cuidados de saúde, pessoas com deficiência, famílias numerosas e idosos isolados e dependentes.

Foto: Raul Coelho

 



PARTILHAR:

Conversas sobre Arte Ciência e Cultura

Trás-os-Montes com duas Unidades de Hospitalização Domiciliária