O município de Vimioso vai investir cerca de 830 mil euros na substituição de 3.700 luminárias convencionais espalhadas por todo o concelho por outras de tecnologia LED, anunciou hoje o presidente da câmara, Jorge Fidalgo.

"Para além das luminárias, vamos modificar a iluminação cénica existente em espaço público em todo o concelho, o que se traduz numa poupança de recursos financeiros significativa para o município ", vincou o autarca deste concelho do distrito de Bragança.

Os monumentos existentes no concelho tais como o Castelo de Algoso ou a Atalaia, entre outros equipamentos, vão dispor iluminação específica de tecnologia LED.

A aposta resulta de uma candidatura ao "Norte 2020 - Eficiência Energética nas Infraestruturas Públicas da Administração Local" para a instalação de novas luminárias de tecnologia LED (Light Emitting Diode) que foi aprovada e visada pelo Tribunal de Contas.

"A empreitada está em curso, deverá estar concluída no prazo de 120 dias e vai abranger 19 aldeias, tendo como meta a redução do consumo de energia elétrica ", adiantou Jorge Fidalgo.

O autarca garante que haverá a médio prazo uma redução de cerca de 50% na fatura de energia elétrica paga anualmente pelo município e que se situa em cerca de meio milhão de euros, bem como uma redução efetiva nas emissões de dióxido de carbono (CO2).

"Sabemos que há benefícios e também compromissos, porque teremos de devolver, durante um período de tempo, cerca de 70% da poupança ao Fundo de Eficiência Energética com o novo sistema de iluminação pública. Apesar de tudo, ainda conseguimos poupar dinheiro na fatura da eletricidade", indicou Jorge Fidalgo.

O autarca estima que Vimioso será "o primeiro concelho do Nordeste Transmontano a ficar totalmente dotado de iluminação LED".



PARTILHAR:

TAFÉ | A Escola de Teatro Amador de Alfândega da Fé

Barragem do Fridão: EDP não abdica dos seus direitos