O município de Vimioso, no distrito de Bragança, poupa cerca de 140 mil euros por ano após investir 1,1 milhões de euros nos últimos 12 anos na reconversão da iluminação pública convencional para tecnologia LED.

"Temos todo o concelho coberto com iluminação LED, o que nos permite poupanças significativas para os cofres da autarquia e que rondam os 140 mil euros/ano. Começamos este projeto em 2007, onde já foram investidos 1,1 milhões de euros", concretizou hoje à Lusa o presidente da câmara, Jorge Fidalgo.

Segundo dados da autarquia de Vimioso, a poupança de 140 mil euros por ano representa uma redução de 66% nos encargos com a iluminação pública do concelho.

Durante todo o processo de reconversão do sistema de iluminação pública foram instaladas 4.423 lunárias de tecnologia LED (díodo emissor de luz) nas 22 localidades deste concelho do distrito de Bragança.

"Somos um concelho totalmente LED”, disse o autarca, acrescentando que, a par da poupança de recursos financeiros, a tecnologia LED permite uma “redução significativa na emissão de gases nocivos, equivalente a 132 toneladas de CO2, num espaço de oito anos, o que contribuiu para o bem-estar ambiental".

Segundo Jorge Fidalgo, o concelho de Vimioso, é o "único" no distrito com iluminação pública totalmente composta por luminárias LED.

"No distrito de Bragança, o conhecimento que eu tenho é que todos municípios investiram em iluminação LED. Do meu conhecimento, "Somos um concelho totalmente LED”, disse o autarca, concluiu o autarca.

Foto: CMV



PARTILHAR:

José Pinheiro renova liderança na direção da AAUTAD

UTAD em projeto europeu para criar “florestas piloto”