A 7.ª edição do Festival PAN – Encontro Transfronteiriço de Poesia, Património e Arte de Vanguarda em Meio Rural – decorreu entre os dias 25 e 27 de julho, em Vilarelhos, no concelho de Alfândega da Fé.

Ao longo de três dias, passaram pelo Festival PAN mais de três centenas de participantes oriundos de várias regiões de Portugal e de Espanha. Entre os presentes estiveram artistas plásticos, escritores, músicos, investigadores e representantes de instituições culturais, que encontraram em Vilarelhos um espaço singular de partilha, demonstração artística e diálogo.

O Festival PAN voltou a dar vida a edifícios desativados – como a antiga escola primária –, transformandoos, temporariamente, em galerias e espaços de encontro, com exposições e tertúlias que preencheram de arte os recantos da aldeia.

O roteiro de poesia ao ar livre, iniciado em 2023, foi alargado com a inclusão de novos poemas no espaço público, reafirmando Vilarelhos como a Aldeia da Poesia. O percurso urbano da poesia realizou-se após o cair da noite, criando mais misticismo e encanto à volta desta iniciativa.

Durante os Roteiros da Escrita deste ano foi apresentada a vida e obra de Irene Lisboa, poetiza e pedagoga natural de Arruda dos Vinhos, e foram também dados a conhecer autores da região, como Ernesto Rodrigues, natural de Carrazeda de Ansiães e o poeta e contista angolano, (com raízes alfandeguenses), António Jacinto.

O Festival PAN voltou assim a afirmar-se como um exemplo de descentralização cultural, de cooperação transfronteiriça e de envolvimento comunitário, posicionando Vilarelhos como um ponto de encontro para a expressão artística.



PARTILHAR:

Praia da Pegada em Macedo de Cavaleiros reabre após alegada contaminação

Helena Lapa recandidata-se a um segundo mandato pelo PS em Sabrosa