A Assembleia Municipal de Vila Pouca de Aguiar aprovou por unanimidade uma moção em que reivindica a melhoria da rede de telecomunicações móveis e de internet e "esforços reais" por parte do Governo e das operadoras nacionais.

É preciso, alertam os deputados municipais do PSD e PS, "corrigir de forma urgente os constantes problemas no acesso às redes de comunicação digital, fazendo com que Vila Pouca de Aguiar não fique à margem da revolução tecnológica na área das comunicações".

A moção foi aprovada na sequência de "diversas reclamações" e de "não haver qualquer iniciativa para melhoria do serviço prestado".

No documento, os deputados descreveram um cenário em que "há quebras constantes do fornecimento dos serviços contratados", em que o "desagrado da população é diariamente demonstrado" e, por isso, exigiram a "cobertura total e melhoria dos serviços prestados".

"A cobertura/sinal da rede móvel e o serviço de acesso à internet prestado pelos fornecedores Altice/MEO, NOS e Vodafone são inexistentes e fracos, não se coadunando com os padrões mínimos de qualidade veiculados por aquelas empresas, ficando aquém dos serviços prestados noutras localidades", asseguram os deputados municipais.

No documento é referido que o "concelho continua sem estar coberto em quase toda a sua totalidade, com rede móvel" e que, "onde existe cobertura, a qualidade do sinal é muito deficitária, colocando até em causa a segurança e a vida das populações".

Verifica-se ainda "uma parca cobertura ao nível das infraestruturas de banda larga".

Vila Pouca de Aguiar exigiu que sejam feitos "todos os investimentos" e "reais esforços pelo Governo e pelos operadores nacionais" para que seja garantido "o acesso equitativo de munícipes e empresas aos melhores serviços tecnológicos".

A moção foi remetida às administrações dos respetivos operadores de telecomunicações bem como à Presidência da República, a vários ministérios do Governo e à Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).



PARTILHAR:

"Trás-os-Montes não está representado" na Unidade de Missão

Águas do Norte centra serviços em Vila Real e reorganiza instalações