A Câmara de Vila Pouca de Aguiar anunciou hoje que vai submeter uma candidatura para a criação do Instituto Empresarial do Alto Tâmega, um investimento previsto de 1,3 milhões de euros para ajudar na instalação de empresas.

"A ideia é criar um espaço de promoção de início de empresas com valências comuns que levem ao desenvolvimento de empreendimentos regionais", afirmou, em comunicado, o presidente da autarquia, Alberto Machado.

Para o efeito, o município disse que vai submeter a candidatura ao Programa Operacional Regional do Norte - Norte 2020.

A empreitada designada de "Reforço e qualificação da área de acolhimento empresarial do Parque Empresarial de Vila Pouca de Aguiar" pode ascender a 1,3 milhões de euros e o prazo de execução será de 540 dias.

O Instituto Empresarial do Alto Tâmega ficará instalado na ala nascente da antiga Tabopan e significará a expansão do Parque Empresarial de Vila Pouca de Aguiar, localizado junto à Estrada Nacional 2 (EN2), na freguesia de Telões.

O executivo disse ter "já uma candidatura pré-qualificada que prevê a constituição de cerca de meia centena de novos espaços industriais, empresariais e de apoio logístico".

O projeto prevê, segundo a autarquia, a "criação de uma dezena de módulos para instalação de indústrias, cerca de três dezenas de módulos empresariais para a instalação de pequenas empresas criativas, bem como serviços administrativos, salas de reunião, auditório, balneários e outras valências".

Em reunião de câmara foi aprovado hoje, por unanimidade, o caderno de encargos bem como o protocolo de colaboração e cedência de instalações com a Parmontes -- Sociedade de Promoção e Gestão de Parques Empresariais de Trás-os-Montes.

Nesse sentido, a empresa Parmontes, gestora do parque, cederá a área determinada por um período de 25 anos, renovável por um período de dez anos.

Caberá também à Parmontes apoiar a implementação da obra, envolver os empresários da área empresarial e atrair novos investidores e ao Núcleo de Apoio Empresarial da Indústria do Granito (NAIG) a dinamização da atividade económica associada ao granito, energias renováveis e produtos locais em cooperação com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e a Associação dos Industriais do Granito (AIGRA).



PARTILHAR:

Governo anuncia aumento de 80% na produção de azeite em 2017

Bragança é até domingo a capital do hóquei em patins