O Município de Vila Pouca de Aguiar, no distrito de Vila Real, vai celebrar pela primeira vez o feriado municipal a 16 de maio que era, até agora, assinalado a 22 de junho, adiantou hoje à Lusa a presidente.

A alteração do feriado municipal de 22 de junho para 16 de maio foi aprovado em Assembleia Municipal de Vila Pouca de Aguiar, a 29 de setembro de 2023, com base no Foral Manuelino de Aguiar da Pena de 16 de maio de 1517, contou Ana Rita Dias.

Apesar da atribuição de forais antigos (o primeiro foral foi atribuído por D. Afonso Henriques e mais tarde confirmado por D. Afonso II em fevereiro de 1.220), o dia da outorga do foral novo aconteceu a 16 de maio de 1517, daí a alteração da data do feriado, explicou.

“O documento oficial que consolida o municipalismo advém com a reforma dos forais e em que D. Manuel outorga a carta de foro a Aguiar de Pena a 16 de maio de 1517”, vincou.

Ana Rita Dias adiantou ainda que a população, de forma geral, aceitou bem esta alteração, até porque o motivo do feriado municipal é “um motivo que diz respeito a todos”.

Segundo a autarca, o primeiro feriado municipal comemorado a 16 de maio vai ser assinalado, a partir das 10:00, com uma guarda de honra com hastear da bandeira na Praça Luís de Camões, condecorações municipais, demonstração de dança e momento musical.

Essa sessão solene incluirá ainda, durante a parte da tarde, a prática de diferentes modalidades desportivas no complexo municipal, acrescentou.

Contudo, a celebração deste primeiro feriado municipal ultrapassará o dia 16 de maio com a exibição, durante toda a semana, de uma exposição na biblioteca municipal sobre a atribuição do foral, a realização de um cortejo etnográfico e de um sarau cultural.





PARTILHAR:

Moreno espera um Chaves organizado e competitivo para vencer o FC Porto

Luís Frölén Ribeiro candidato à distrital de Bragança do CHEGA