A Câmara de Vila Pouca de Aguiar vai investir cerca de 630 mil euros na construção do Balneário Termal do Cardal para potenciar a exploração de água natural e alavancar novos investimentos, foi hoje anunciado.

“Este balneário não é um ponto de chegada da política termal que se pretende dinamizar, é sim uma nova porta que se abre e que vai promover outro tipo de investimentos neste território termal”, afirmou Alberto Machado, presidente da autarquia do distrito de Vila Real.

O empreendimento vai ser construído na zona do Cardal, entre as freguesias de Sabroso e Vreia de Bornes, o valor da adjudicação é de 630 mil euros e a obra deverá estar concluída nos primeiros meses de 2023.

O projeto tem financiamento do programa Norte 2020.

“Nós vamos cumprir um conjunto de pré-requisitos de investigação que visam fundamentar a utilidade a água termal com fins médicos e lúdicos”, acrescentou ainda Alberto Machado.

O objetivo é “potenciar a exploração da água mineral natural” existente no local, através da construção de um equipamento com a configuração de balneário que vai ter um programa também vocacionado para os tratamentos termais tradicionais.

Pretende-se que o empreendimento se afirme como “polo de atração turística” para o município e o Alto Tâmega, território onde está inserido.

O edifício terá consultório médico, antecedido por uma unidade de triagem, uma zona de tratamentos com sala de espera, onde será instalado um ‘buvete’ da água mineral natural que será ali explorada.

A zona envolvente é uma área arborizada do parque de merendas.

Depois de um processo “longo e difícil”, a Câmara de Vila Pouca de Aguiar assinou em maio de 2019 o contrato de concessão de exploração da água do Cardal. A área de exploração concedida é de 72,5 hectares e o prazo inicial da concessão é de 50 anos.

Este processo foi iniciado nos anos noventa quando, por um acaso, se descobriu a água gasocarbónica.

Já este ano a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) aprovou o plano de exploração de água mineral natural no Cardal, em Sabroso de Aguiar.



PARTILHAR:

GNR faz buscas por homens desaparecidos na Régua e em Mondim de Basto

Voluntariado jovem da Cruz Vermelha distinguido a nível nacional