Uma viatura dos bombeiros ardeu hoje de manhã, 25 de agosto, no combate ao incêndio que deflagrou na quarta-feira em Lamas, concelho de Valpaços, e que lavra em zona de mato e pinhal, segundo disse o comandante deste teatro de operações.

José Barros, comandante dos bombeiros de Sabrosa, disse que na sequência do incidente não se verificaram feridos, explicando que a viatura pesada foi atingida durante o combate ao fogo que lavra no concelho de Valpaços, distrito de Vila Real.

“Esta manhã ardeu mais uma viatura de bombeiros, felizmente sem consequências para os bombeiros que faziam parte da sua tripulação”, informou também a Liga dos Bombeiros Portugueses. 

A viatura, explicou a Liga, “apoiava o combate ao fogo em Valpaços e pertence à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Carnaxide, Oeiras”.

José Barros referiu que o fogo lavra numa zona de mato e pinhal, tem duas frentes ativas e muitos pontos quentes, não havendo, neste momento, localidades em perigo.

As preocupações dos operacionais são também as “condições meteorológicas desfavoráveis” esperadas para esta tarde, nomeadamente o vento forte.

Segundo o ‘site’ da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), pelas 12:45h estavam mobilizados para este fogo 203 operacionais, 63 viaturas e cinco meios aéreos. 

O alerta para este fogo foi dado às 17:35h de quarta-feira.

No distrito de Vila Real, há oito ocorrências, entre incêndios ativos, em resolução e conclusão, que estão a mobilizar 731 operacionais, 210 viaturas e seis meios aéreos. 

A ocorrência que empenha mais meios continua a ser a que deflagrou domingo, na Samardã, e que foi, pela terceira vez, dominada na quarta-feira à noite.   
 



PARTILHAR:

Carrazeda de Ansiães prevê quebras de mais de 70% na produção de maçã

CIM Douro avança com ação judicial contra Caixa Geral de Depósitos