Valpaços acolhe entre 31 de maio e 02 de junho a Feira Nacional de Olivicultura, a OliValpaços, para divulgar o “ouro líquido” desde concelho e um setor estratégico para Portugal, anunciou hoje a organização.

Teresa Pavão, vereadora do pelouro da Educação, Cultura e Desporto da Câmara de Valpaços, disse à agência Lusa que o certame visa “promover os produtos endógenos do concelho”, com destaque para o azeite que é considerado o “ouro líquido” deste território.

A principal atividade económica deste concelho do distrito de Vila Real é a agricultura e este tem sido também o setor a que o município tem dado uma especial atenção nos últimos anos, ajudando a divulgar e a promover o setor primário e os seus principais produtos, como o azeite, o vinho e a castanha.

A OliValpaços visa a "promoção do intercâmbio, comunicação, conhecimento e união ao nível dos principais agentes do setor".

“Pretendemos uma feira virada para o setor empresarial, na tentativa de captar investimento, empresas e líderes de mercado na área”, salientou Teresa Pavão.

O evento inclui jornadas técnicas de olivicultura onde vão ser abordados temas importantes para o futuro do setor como a bactéria “xylella fastidiosa”, detetada este ano em Portugal, em plantas de lavanda num jardim de um jardim zoológico de Vila Nova de Gaia, e que representa uma ameaça para o olival.

Desde a década de 1980 que a bactéria está identificada e tem provocado quebras avultadas nas videiras dos Estados Unidos da América, nos pomares de laranja da Baía do Brasil e nos olivais de Itália.

Em debate estarão também as alterações climáticas, a gestão e conservação do solo em olival, a rega, a poda da oliveira e a Denominação de Origem Protegida (DOP).

O programa da feira inclui a exposição de produtores e fornecedores e a realização do concurso de azeite virgem, que vai distinguir os melhores azeites nacionais. Este concurso é realizado pelo Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL), com o apoio de um painel de provadores de referência e em parceria com os municípios de Moura e Valpaços.

Os azeites distinguidos estarão presentes no certame, onde participarão, ainda, produtores de azeite e derivados, engarrafadores e viveiristas.

No recinto serão ainda expostas máquinas agrícolas e produtos fitofármacos.

A Feira Nacional de Olivicultura é o certame de maior tradição e antiguidade no setor e conta já com mais de duas décadas.

O certame resulta de uma organização conjunta entre o município de Valpaços, a Cooperativa de Olivicultores de Valpaços, o CEPAAL, a Associação dos Olivicultores de Trás-Os-Montes e Alto Douro (AOTAD) e a Confederação de Agricultores de Portugal (CAP).

O azeite é a segunda produção agrícola com maior peso na economia transmontana, a seguir ao vinho, e movimenta anualmente um valor bruto de 30 milhões de euros.

Em Valpaços, a produção média anual de azeitona é de 11 mil toneladas, das quais se extraem cerca de dois milhões de litros de azeite.

Estimativas da produção nacional de azeitona na campanha 2018/2019, publicadas no Sistema de Informação do Azeite e Azeitona de Mesa (SIAZ), apontam para uma “quebra de 30% na produção”, relativamente à campanha anterior.

Apesar disto, a produção foi “superior em 4% à produção média das últimas quatro campanhas”.

Esta quebra acentuada resultou da quebra de 15% na quantidade de azeitona laborada, conjugada com a quebra de 17% no rendimento da azeitona.

Na campanha 2017/2018 foi atingido um máximo histórico de produção.



PARTILHAR:

Douro Wine City promove vinhos e região entre 07 e 10 de junho

Ministério Público acusa oito arguidos de tráfico de droga