A Unidade Móvel de Saúde de Carrazeda de Ansiães chega a casa de Sérgio Pascoal, em Pombal. Ele foi vítima de AVC, em agosto de 2012. Desde que regressou a casa recebe apoio da Equipa de Cuidados Continuados Integrados de Carrazeda, que conta com a ajuda de formandos da Escola Profissional de Ansiães (EPA).

A mulher de Sérgio, Normanda Cardoso, vem à porta receber a enfermeira Sónia Casado e a formanda Fátima Cabral. Esta última - é uma dos 18 alunos envolvidos - está ali para ajudar no que for preciso, enquanto contacta a realidade de pessoas acamadas e passa à prática aquilo que aprende nos livros do curso de Técnico de Auxiliar de Saúde.

Fátima reconhece que as visitas a doentes são uma mais-valia pois permitem-lhe \"conhecer novas realidades\". O utente ouve mas não fala. O AVC afetou-o gravemente. Mas sorri quando vê a enfermeira. \"Esta senhora dá-me uma grande ajuda. Foi como se aparecesse Deus na terra\", chora Normanda, ciente que sozinha não conseguiria tratar do marido da mesma forma.

As visitas aos idosos e doentes são feitas duas vezes por semana e em cada deslocação da enfermeira há sempre um aluno a acompanhá-la. No final de cada visita têm de fazer um relatório sobre o estado de saúde das pessoas que visitam, que depois submetem à apreciação da professora responsável.



PARTILHAR:

Vai criar 45 postos de trabalho

Fábrica de transformação de castanha em Carrazedo Montenegro